Diário da Manhã

Ubirajara Oro | Assuntos olímpicos: o ser do esporte

A palavra esporte provém do Inglês. Mas a sua raiz etimológica é deportare: no Latim patrício, literalmente “transportar, carregar”; no Latim vulgar romano, “ divertir(-se), distrair(-se)”.

No seu berço inglês, esporte significava justamente distração, diversão, passatempo ou jogo. Com este sentido, o percurso da palavra começa no deportare vulgar, passa ao Francês medieval “se de(s)porter” que o empresta ao Inglês arcaico “disport” que deriva para “sport”.

Importa já sublinhar que aquilo que os ingleses designavam por esporte não era necessariamente entendido ou praticado como tal pelos romanos e franceses. O que migrou entre as três culturas foi o sentido lúdico da palavra.

Ao contrário da Ginástica europeia, os começos do Esporte inglês não têm qualquer relação direta com a Antiguidade greco-romana. Na verdade, eles datam do Século Doze, com registros de “tournois de chevaliers” - os medievais torneios ou justas de cavaleiros. A palavra esporte com o sentido de diversão nasce na Itália romana e com o de concurso na Inglaterra medieval.

A índole lúdica distancia a ação esportiva das ações típicas do cotidiano e do trabalho, porque estas duas têm a índole obrigatória das tarefas. As ações reais são sempre voltadas para a utilidade. No jogo, o verdadeiro benefício das ações baseia-se no irreal, no supérfluo, no desnecessário e no aparente, onde elas podem ser ritualizadas e simbolizadas.

Repetindo: em contexto lúdico, esporte e jogo são termos homólogos que valem como sinônimos. Ressalva: mesmo enquanto jogo o Esporte deve aduzir desempenhos.

Dada a natureza empírica do Esporte enquanto fenômeno e objeto de estudo, suas melhores conceituações têm provindo de sociólogos e antropólogos, entre quem persiste um consenso: embora conceituável, o Esporte é virtualmente indefinível.

É que desde o início do Século Vinte, esporte foi-se tornando um conceito coloquial utilizado em todo o mundo. Por isso, delimitá-lo de modo preciso e unívoco é hoje impossível.

Assim, o que se deve entender por esporte é menos uma questão de análises com pretensão científica, senão que vai ser determinado muito mais pelo uso cotidiano da palavra, bem como pelas suas integrações históricas a condições sociais, econômicas, políticas e jurídicas.

Ademais, por si próprio o acontecimento factual da prática do Esporte modifica, amplia e diferencia a sua compreensão conceitual. 

A pergunta pelo ser do Esporte assume então o risco - inerente a todas as perguntas ontológicas - de uma resposta especulativa. Em todo caso, convém não esquecer que, mesmo sem comprovação, a especulação pode conter genuíno conhecimento. Palavra de Kant! 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027