Diário da Manhã

Enxugadores de gelo

Quem de nós nunca se confundiu com o significado das palavras eficiência e eficácia? Sem dúvida nenhuma é frequente na área de negócios. Mas afinal, qual a diferença entre essas duas palavras. É possível ser eficiente, mas não ser eficaz?

A eficiência consiste em fazer certo as coisas e está muito ligada a realização de tarefas, como por exemplo, plantar o milho devagar e com boa profundidade. Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas na hora certa.

É comum nas empresas, funcionários fazendo com extrema eficiência tarefas completamente inúteis, são os chamados “enxugadores de gelo”. Na agricultura também nos deparamos com agricultores revisando as máquinas na hora do plantio, ou seja, fazendo coisa com eficiência, mas inoportuno para aquele momento.

Imagine o motor de uma colhedora, trabalhando com o motor aquecido acima do normal. O operador rapidamente coloca água no radiador e segue o trabalho, mais tarde o motor volta a ter superaquecimento e, novamente o, operador coloca água no radiador. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Por outro lado, outro funcionário da lavoura procura encontrar o motivo do problema e descobre que tem uma mangueira da água do radiador com vazamento. Ele a troca, eliminando o problema. Esse funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo para solucionar o problema. Ele pensou antes de agir, isso é eficácia.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027