Diário da Manhã

Três meninos e seus pais

Por Pablo

Todo professor sabe que quando há algum problema reiterado de disciplina em sala de aula, há problemas familiares. Selecionei abaixo, três histórias reais que podem ser usadas em sala de aula para se discutir sobre a família, especialmente o papel do pai. Como sugestão, solicite aos alunos que reescrevam as histórias contanto como é que seu pai reagiria em cada uma.

I- O Menino Passarinho
A Rua Veiga Filho, em Higienópolis, bairro nobre da região central de São Paulo, recebeu nesta semana um morador inusitado. Há seis dias, Pedro (nome fictício) se abrigou em cima de uma árvore na altura do número 105 e passou a fazer parte da paisagem de quem transita por aquela rua. Com 16 anos, negro, sem documentos e sem família, o garoto relata a epopeia de como saiu de Cachoeiras de Macacu, município próximo a Nova Friburgo (RJ), e chegou até seu novo ninho depois da morte do pai e do sumiço da mãe. Ele conta que se escondeu entre a carga de um caminhão-cegonha e aportou em São Paulo.  Em suas mãos a Enciclopédia da Mágica e do Ilusionismo. Sonha ser mágico, quando souber ler aprenderá tudo o que a Enciclopédia conta.

II – O Menino Domador
Com o braço dentro da jaula de um felino selvagem e desrespeitando a barreira de proteção, um menino de 11 anos foi atacado por um tigre na tarde de quarta-feira no zoológico de Cascavel, município paranaense distante a cerca de 500 km de Curitiba. Socorrida e encaminhada ao hospital da cidade, a criança passou por cirurgia ainda ontem e teve o braço amputado na altura do ombro. Ele não corre risco de morrer.

(...) O pai da vítima acompanhava a visita. O homem foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil de Cascavel, prestou depoimento e foi liberado. Ainda não há informações sobre a abertura de inquérito sobre o caso.

III- O Menino Piloto
Dois dias depois do acidente em Faxinal do Soturno, o pai que fugiu do local e deixou seu filho de 12 anos preso às ferragens de uma Parati, continua desaparecido. Na manhã desta terça-feira, o delegado Gabriel Zanella, que investiga o caso, enviou à Justiça o pedido de prisão preventiva do agricultor. Caberá ao juiz conceder ou não. (...)Segundo o delegado, todas as testemunhas confirmaram a versão de que o menino estava dirigindo a Parati e que o pai apresentava sinais de embriaguez. O homem, que trabalharia como agricultor e serviços gerais em propriedades rurais, não tinha carteira de habilitação.

A presença ou ausência do pai marca para sempre. Marca o filho e a sociedade.

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027