Diário da Manhã

Contraponto - A segurança & a esquerda, o Temer, o Lula & a Dilma

UM - O que ocorreu no Espirito Santo já rende escritos aos borbotões, mas uma coisa é certa, os fatos só mostram como nós brasileiros estamos na base de cada um por si e o diabo por todos. O Brasil desandou! E podemos trazer à baila expressão do filosofo alemão Walter Benjamim para pensar: “a construção da vida, no momento, está muito mais no poder dos fatos do que das convicções”. Com o que não há espaço para militâncias cegas e sem que tudo se agrave.

Espirito Santo é tão somente outra demonstração do caos existente no setor da segurança pública brasileira. Governado por matizes de “esquerda” nos últimos 25 anos o País não mereceu qualquer atenção nesse quesito. Não é da idiossincrasia dessa visão de mundo tratar de questões burguesas, como segurança por exemplo.

Nossos influentes intelectuais e políticos marxista, formados na ditatura, creem que sem violência nada muda. É da cultura ideológica. Isso é fruto de longo aprendizado que inicia no Manifesto Comunista de Marx e Engels: “Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista!”

Estudantes, nos anos 60, importam do Uruguai em espanhol “O livro vermelho”, com pensamentos do presidente Mao Tsé-Tung, best-seller da época e vibram com o tópico que segue: “Devemos eliminar completamente a ideia, existente entre nossos quadros, de que é possível conquistar vitorias fáceis graças a acasos felizes, sem luta dura, sem suor e sem sangue.” Adiante Regis Debray, fez escola ao sistematizar a teoria do foco de Fidel e Guevara e encantou ao reiterar a violência como a unida saída.

Há uma confluência nesse caminho sobre o papel vital da violência para fazer o novo mundo, o novo homem. Assim, quem foi criado com essa perspectiva ideológica jamais pensará na criação de um aparato de segurança eficaz se momentaneamente chega ao poder – como é o caso típico brasileiro – pela via dos dominadores. Queiram, ou não, o caos de hoje na área de segurança é de caso pensado.

DOIS - Somos navio à deriva em meio a forte tempestade noturna em alto mar. E sem timoneiro. O Brasil ficou oco. Há um vácuo de autoridade e um vazio de lideres que tenham condições de exercer a tarefa de comando. O que assistimos no Executivo, no Legislativo, no Judiciário nos deixa sem esperança.

Desde a redemocratização quem nos governa? Caricaturas patéticas e borradas de um líder. Há quanto tempo não surge um estadista entre nós? Alguém que detém poder a pondo de decidir nossas vidas aqui na planície sabe o que é um principio Republicano. Alguém já viu em outro país tal mancebia entre esquerda e direita?

Sarney, impoluto, segue rindo, só ele sabe o motivo. Collor foi criança terrível. FHC mela o processo com a vaidade exigir a reeleição e hoje diz, com simplicidade dos beócios, que um presidente não sambe tudo. Lula perdeu a bussola e faz comício até em velório de familiar. Dilma anda para cima e para baixo à custa do dinheiro público como se fosse adolescente. Temer repete os mesmo erros de Lula ao indicar apadrinhado para o Judiciário embora queira fazer o que Dilma defendia e não teve coragem de encarar (teto de gasto, reforma do ensino e da previdência).

Como pano de fundo as cúpulas de todos os partidos com alguma relevância em Brasília se esmeram para proteger seus malandros e tentam melar a Lava-Jato. Aqui na planície há militante fazendo o mesmo. E agora, José?

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027