Diário da Manhã

Contraponto - Coisas da vida: vai sobrar somente Lula e Bolsonaro?

Ano que vem tem eleição para presidente.

Ela será vital para nos tirar do buraco econômico, social, ético onde os ditos salvadores da pátria nos enfiaram. Mesmo que gente, aos borbotões, faça como avestruz há que se reconhecer que não se trata de tarefa fácil a recuperação.

Pelas pesquisas de agora a disputa se daria entre o deputado Jair Bolsonaro, do PP e Luiz Inácio Lula da Silva, do PT que levaria no segundo turno.

Cheira a pesadelo, é ou não é?

Na turma de possíveis candidatos que os dois deixariam na poeira estão, entre outros, Aécio Neves (PSDB), cada vez mais enleado na Lava-Jato, Ciro Gomes (PDT), que ao passar por 7 partidos políticos nos faz lembrar das birutas aeroporto e Marina Silva, triturada no ultimo pleito, que tem história pessoal bonita mas que troca de partido como quem troca de bolsa.

Que tipo de tsunami assolou a politica nacional para ficarmos com esses dois nomes com tanta projeção para uma cartada final? Soa surreal!

O fato angustiante: há pobreza estarrecedora de pessoas que poderíamos apontar como líder, que poderíamos indicar como estadista, que poderíamos depositar confiança num futuro melhor.

Pode surgir alguém novo e com competência para concorrer?

Eis a nossa pobreza. Já imaginam um Mandela entre nós numa hora dessas?

É coisa esquisita o que vivenciamos. Saímos da ditadura militar com um rosário de nomes que poderíamos apostar na reconstrução do País e acabamos órfãos tanto como partidos sólidos, com programas claros e conhecidos quanto a nomes de políticos que poderiam ser condutores de um processo. É tudo farinha de um só saco!

A morte que tirou a chance a alguns, a fogueira das vaidades, a corrupção, pluripartidarismo prostituído, a inconsistência ideológica, a volúpia pelo dinheiro fácil, o despreparo intelectual foi nos deixando desassistidos de lideres, de estadistas.

Nesse quadro de caos – onde mais de cem mil brasileiros morrem assassinados, ou em acidentes de transito, ou por falta de atendimento médico por ano – é terrível observar que nosso destino estaria nas mãos de Lula ou de Bolsonaro.

Claro que cheira a pesadelo. Lula (quadrilheiro) ou Bolsonaro (Trump caboclo?) é pra acabar. Por que um castigo desses? Afinal, Deus não é brasileiro? Nossos pecados são tão grandes assim para sermos abandonados desse modo?

Mas onde encontrar quem possa, no mínimo, nos dar réstia de esperança?

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027