Diário da Manhã

A família educadora!

Frente à enxurrada de informações que se difundem de forma espantosamente rápida, urge pensarmos em uma nova família. Os pais têm, hoje, um novo papel inequivocamente diferente e mais amplo do que antigamente. Saímos de casa, todos, e tornamo-nos pais de poucos momentos junto com nossos filhos.

A família deve saber que os filhos saem para o mundo cada vez mais cedo, em grande medida com poucos meses de vida, o que exige um trabalho de fortalecimento de bebês e crianças ainda muito dependentes física e emocionalmente. A imaturidade de pessoas em crescimento exige cuidadores adultos. Ser adulto significa que já assimilamos quais as atitudes essenciais necessárias para que cuidemos com segurança das crianças. Os valores que habitam adultos de verdade ficam visíveis na vivência cotidiana, quando os pais são meticulosamente observados e imitados. Os seres humanos aprendem por imitação.

Segundo Maturana, o futuro da humanidade não é a criança, mas o adulto que cuida da criança. Isso fica claro quando ele fala: “A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço da convivência.” Ser adulto, portanto, é reconhecer a responsabilidade de mostrar-se respeitoso, solidário, confiável, amoroso. Dentre as exigências mais prementes, o respeito deve ser visível, sentido em todas as suas dimensões.

Uma criança inserida em uma escola está vivendo um ambiente social, que requer um esforço gigantesco para sua humanização. Ela enfrenta situações estranhas a seu meio, o que repercute positiva ou negativamente em seu mundo interior. O fortalecimento de sua auto estima positiva repercute, quase sempre, no resto de sua vida. A negativa também. A humanidade de uma criança a difere dos seres que se movem pelo instinto. Os adultos que cuidam das crianças são diretamente responsáveis pela  forma com que as crianças veem o mundo.

No ambiente íntimo das famílias é que acontece tudo. Acontece a prontidão para apreender o saber científico, o aprender formal. Uma criança não respeitada carece da prontidão para respeitar. Uma criança que não vê o conhecimento como valor, não aprende. Uma criança cujos pais não leem, não lê. Uma criança rotulada de incapaz, sem valor, não acredita em si.

A família tem uma grande responsabilidade para com as emoções que a criança leva e traz da escola. Legitimar as emoções sempre presentes na criança é uma forma de fortalecê-la para o saber e para a convivência. Dizer para uma criança com raiva, ou com ciúmes, que ela tem o direito de sentir o que sente é sinônimo de compreendê-la. O tempo que dispomos para a observação das emoções que movem as crianças, está diretamente ligada ao olhar que ela terá de si. Nossas atitudes frente à vida e nossas palavras de aceitação das fraquezas tão comuns a todas as pessoas vão mostrar que não somos perfeitos, mas aptos a respeitá-las.

Acredito que entrar para a escola junto com nossos filhos é mais do que comparecer às reuniões, a verificar as tarefas, a cobrar conteúdos. Entrar para a escola é fortalecer nosso filho com amor suficiente, cuidado suficiente e atitudes pessoas que mostrem o quanto podem confiar em nós e no afeto que eles merecem.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027