Diário da Manhã

Grêmio 2017: versátil e qualificado - Rodolfo Sgorla da Silva

Ao menos no papel e nas possibilidades de escalações é assim que se pode analisar a versão 2017 do time pentacampeão da Copa do Brasil. Renato tem um diamante nas mãos. Ele pode mandar a campo os melhores ofensivamente e alterar o esquema ou seguir jogando como está, mas com peças de reposição e alternativas para variações no banco de reservas.

A equação é a seguinte: são muitos nomes bons para poucas vagas. Colocar os melhores do meio para a frente (incluindo aqueles que não estão tendo um bom momento), Barrios, Gata Fernández, Miller, Luan e Pedro Rocha torna o time ofensivo demais, o que não se recomenda.

Recuar Ramiro para as primeiras funções do meio pode dar certo pela versatilidade e raça do jogador, porém, o rendimento dele na posição atual não recomenda essa alternativa. Seu recuo serviria para abrir uma vaga a mais para os meias/atancantes. Porém, quem atuasse por ali precisaria recompor para ajudar na marcação. Ou seja, é melhor achar alguém para jogar com Maicon na função de volante e manter Ramiro aonde está.

Por falar em substituição, quem está tropeçando com os dois pés para cair fora do time é Luan. Ele ainda não estreou em 2017 e sua substituição por Lucas Barrios é uma necessidade. Por outro lado, de contrato renovado, Pedro Rocha merece a condição de titular. Excelente taticamente, por sua capacidade de recomposição, o atacante também está dando uma de pifador com frequência.

Considerando o esquema atual (4-2-3-1), Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann, Marcelo Oliveira, Jaílson, Maicon, Ramiro, Miller, Pedro Rocha e Barrios parece ser a escalação ideal. Pensando em outro esquema, e aí entram as possibilidades de trunfo de Renato, o Grêmio pode jogar no 4-3-3. No meio jogariam Maicon, Ramiro e Miller e no ataque Gata Fernández, Pedro Rocha (voltando para recompor) e Barrios. Pela mobilidade, Luan também poderia jogar nesse esquema. As possibilidades existem, basta lapidá-las.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027