Diário da Manhã

De ficção e de realidade!

A maior parte do mundo começa a vida tomando conhecimento da Bíblia, ao menos para saber que ela é o livro mais lido no mundo. O mundo beneficia-se ainda com os ensinamentos, que, com uma boa hermenêutica, são sempre atuais. Com o tempo o contato com ela torna-se uma investigação literária.  Algumas histórias que a Bíblia contém são relatos de violência explícita, onde há matança de animais em sacrifício, pessoas transformadas em sal, populações inteiras exterminadas por pragas, relatos de lascívia, bebês perseguidos e mortos. Esses relatos são histórias que servem para alguma coisa. O fato é que existem lá, no livro dos livros.
 

A partir de 1966 saboreamos o livro A Sangue Frio de Truman Capote, um banho de sangue! Ele relata de forma brutal o assassinato de uma família no Kansas (EUA). Apesar de ser baseado em fatos reais, o livro não licencia ninguém a sair matando famílias, mas tem o poder de virar o estômago de quem o lê e o de abominar a barbárie.
 

O Vermelho e o Negro de Stendhal é considerado um dos doze melhores romances do mundo, que economiza nas descrições concretas, mas aborda com profundidade os aspectos psicológicos das personagens e situações. O romance publicado em 1830 escancara o que um jovem é capaz de fazer para subir na vida, ao mesmo tempo em que relata um caso que ele tem com a esposa do patrão. É uma história, só! Não é um manual do que se deve fazer.
 

A mitologia traz Édipo e Jocasta. Laio, o pai de Édipo, sabia da previsão do oráculo, de que Édipo o mataria. Jocasta sua esposa e mãe de Édipo, sabendo disso, entrega o recém-nascido a um pastor para eu o mate. Salvo, Édipo já adulto, vê a carruagem do pai sendo jogada contra ele e é tomado pela ira. Chegando a Tebas percebe que a pólis é perseguida pelo mal. Édipo consegue decifrar o enigma da Esfinge, torna-se rei, casa com Jocasta e fica sabendo da morte de Laio, que, segundo alguns, teria sido assassinado por ele.  Jocasta, diante dos fatos, enforca-se. Édipo, em desespero, se cega como punição. Prefere morrer desterrado deixando os filhos que teve com  Jocasta. Isto tudo é mitologia, não é de verdade!
 

Esta semana deparamos com dois episódios que envolvem a Rede Globo e violência contra mulheres. O fato de José Mayer ser suspenso por assediar uma funcionária e de Marcos, integrante do BBB, ser eliminado do programa suscitou comentários nas redes sociais. Uma juíza exorta a população para as contradições entre as atitudes da Globo, que diz condenar toda forma de violência contra a mulher e o fato de exibir novelas e seriados onde existem toda sorte de cenas contrárias ao que dizem.
 

As novelas e seriados, de fato, não são a fina flor do que seja ética, mas são histórias, Ora, histórias são histórias. E as nossas crianças não deveriam assistí-las, certo? Mas por que assistem? E se assistem quem está lá para comentar o que está sendo mostrado? E os adultos são dotados de discernimento para ver aquilo tudo como somente histórias? Se não são, estamos mal! Se não se consegue discernir o que é uma história e o que é vida real, não fomos educados para ler a Biblia, nem temos licença para apreciar a literatura e a mitologia.
 

Ao invés de aplaudirmos o que finalmente está acontecendo contra o machismo, fazemos comparações sem fundamento. Os muitos affairs, o desejo por ninfetas, a promiscuidade, a filha que tem caso com o namorado da mãe, os jogos de poder desmesurados são retratos do que acontece por aí, mas não são espetáculo para certos horários. Por outro lado, como controlamos a leitura dos nossos filhos pequenos e adolescentes? Como eles ficam sabendo que as histórias retratam o que não se deve fazer?
 

Onde estão os adultos maduros de que os jovens precisam, para interferirem de algum modo e influenciar com atitudes, para que, à revelia da podridão que grassa, os filhos e filhas possam ser preservados?
 

Ninguém prometeu que nossa missão paterna e materna fosse tarefa. Nossos bebês focam colocados em nosso colo para que cuidássemos deles, dando-lhes amor e segurança. Esses dois requisitos, uma vez satisfeitos, produzem blindagem para o que vem e não podemos evitar. Sejamos adultos, pois! Respeitáveis! Presentes! Confiáveis! Se não formos, resta-nos proibir, coibir, selecionar canais, sites, redes sociais, livros, programas, coisa que jamais conseguiremos executar. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027