Diário da Manhã

Contraponto

Os dias têm que ser assim?

Nossos dias precisam ser assim?

Vamos combinar, os dias que são assim não deveriam ser assim!

Não passamos tudo o que passamos para isso!

Damos de barato, outras ditaduras foram muito mais cruéis, mas daqui mesmo de Passo Fundo teve gente presa, torturada, exilada, censurada, negócios prejudicado e até gente desapareceu assim sem mais nem menos em busca de mudança e avançamos. Calma, nem pretendo discutir a questão neste instante, bem ou mal houve a anistia, mas digam lá, tudo o que ocorreu foi para instalar essa infindável mixórdia?

A questão não é só olhar para trás e aprender com a história. É debater sobre o hoje, o que ocorre com esse trem desgovernado. É o drama está em não haver clareza quanto ao futuro imediato. Todo bendito dia tem novidade deprimente, quem suporta sem ter a sanidade ameaçada?

Perguntarei mil vezes, até achar resposta minimamente adequada: como, a partir da redemocratização, fizemos deste Brasil – abençoado por Deus e bonito por natureza – o País mais corrupto, violento, inseguro, dividido e ineficiente do mundo dos dias de hoje? Quem recebeu a benção da população para governar e deixou o País em petição de miséria?

Esse gosto de cabo de guarda-chuva que fica na boca quando um juiz absolve os criminosos por excesso de provas ilustra bem a complexidade dos nossos dias. Com empáfia gritamos que há eleitores vendendo o voto, mas e os juízes que não conseguem se livrar do cabresto do QI?

Cá entre nós, nem os mágicos imaginavam algo desse jeitão. Quer dizer, é muita prova a confirmar os delitos em julgamento e como a lei não prevê essa abundância o que fazer? Desse modo a saída é absolver!

Alguém já leu registro na história de partido do trabalhador ser processado por abuso de poder econômico numa eleição? Como pode partido do “pão com mortadela” ser processado por partido “dos coxinhas” por abuso no uso da grana  em campanha eleitoral? Em que outro lugar grandes empresas financiam partido que odeia patrão?

Outro fator extraordinário destes dias é cara de pau de quem enfia a cabeça na areia, como avestruz e fica elegendo e defendendo seus corruptos preferidos do mesmo modo que escolhem cãozinho de estimação.

Mais uma: quando achamos que batemos no fundo do poço novo estrondo nos atordoa, como esse da denuncia de que o presidente Michel Temer estaria usando o aparato do Estado para devassar a vida de um juiz de Suprema Corte! Sim, Suprema Corte que às vezes nos envergonha, mas ainda assim uma Suprema Corte.

Nestes dias o leão não quer sossegar: como pode o Lula da Silva discursar em público dizendo ser ele a salvação econômica e ética do Brasil do futuro? Meus sais!

Uma terceira: para onde foi a esquerda que se apresentou como salvadora?

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027