Diário da Manhã

Tecnologia de Gestão

Coluna escrita pelo Engenheiro Agrônomo Claudio Dóro da Emater/Ascar

Está ficando complicado para os pequenos e médios produtores rurais competir na produção agrícola e sobreviver do cultivo de pequenas áreas, mesmo conduzindo seus empreendimentos com boa tecnologia e obtendo altas produtividades.

Tecnologia de gestão é importante para obter-se lucro com o cultivo da terra e pode trazer benefícios financeiros maiores do que a renda auferida da comercialização da própria safra. Estar atento aos mecanismos de mercado, utilizando mais o cérebro e menos os braços, pode resultar em vantagens financeiras e assim favorecer a fixação do agricultor no meio rural.

A falta de perspectivas no meio rural está fazendo com que os jovens migrem para a cidade, mesmo sendo mal remunerados. Isto poderia mudar se os filhos tivessem a oportunidade de maiores ganhos financeiros com a exploração da propriedade rural. Dificilmente ele trocaria essa realidade pela incerteza de uma atividade mal remunerada na cidade.

O aumento da renda da propriedade pode estar na integração das atividades de lavouras com as de pecuária, uma contribuindo para a melhoria do desempenho da outra. Outro fato que pode melhorar o desempenho econômico do estabelecimento rural é a troca de conhecimento com os vizinhos bem-sucedidos, ou seja, aprender com a experiência dos outros.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027