Diário da Manhã

Coluna Edição 28/06/2017

Afunilou

Com a desistência oficializada no Elite, a Chave D da Terceirona ficou demais afunilada. Na prática, são cinco times lutando por quatro vagas à próxima fase da competição. Como a distância em pontos entre o líder Igrejinha (que tem 13) e o 5o colocado PRS (que contabiliza 9) é pequena, passa a ser fundamental a todos os competidores não apenas empatar: vencer, agora, é uma necessidade. A regra vale também para o Gaúcho, que mesmo sem entrar em campo hoje terá três pontos somados – enfrentaria exatamente o Elite em Santo Ângelo. Só que os adversários também terão essa soma adicionada automaticamente. Na bem da verdade, a classificação do Alviverde passará pelo próximo final de semana, quando o time dirigido por Diego Moraes vai a Garibaldi encarar o PRS.

Polêmica

A edição 2017 da Terceirona entrará para a história por pelo menos dois motivos. O primeiro deles é que duas agremiações abandonaram a competição após vários jogos, com a alegação de dificuldades financeiras. Tanto Riograndense de Santas Maria quando o Elite chegaram á segunda fase, mas não viram maneiras de seguir adiante. Com pena, ficarão dois anos afastadas do futebol profissional. O outro motivo, na verdade, é uma grande polêmica: a participação da Dupla Gre-Nal, que jogaria com times sub-17 ou 19, mas entraram em campo com jogadores muito acima dessa idade. E, pior: às vezes, eram apenas jogadores dos mais jovens, realmente de base. Em outras, atletas com passagens importantes pelos times principais da Capital. Ou seja, houve até mesmo um desequilíbrio técnico e azar de quem encarou “cascudos” em algum momento e chegou a lamentar goleadas vergonhosas. Ainda sobre a participação da Dupla: não refletiu-se em sucesso de público na arquibancada. Eu vejo que tal decisão foi um tiro no pé, tanto da federação quanto dos clubes.

Futsal

No último sábado, novamente o Ginásio do Capingui viu outro grande jogo valendo pela Série Prata de Futsal. O Passo Fundo Futsal/ Fasurgs/ Zamil até saiu em vantagem no placar, mas não segurou a AFF e acabou perdendo por 3x2 para a representante de Fortaleza dos Valos. Ocorre que não se justifica, apenas, colocar a culpa da derrota na arbitragem. Se houve ou não acerto/ erro em uma falta que seria o tiro livre aos passo-fundenses no último minuto de jogo, antes disso a equipe abusou do direito de errar. Perdeu gols em demasia e, pior, mostrou um grande número de passes errados. Ficou claro que o time precisa melhorar para encarar, realmente, os ponteiros da tabela em condição igualitária. O bom nessa história é que há tempo e a recuperação dos pontos perdidos em casa pode vir já nessa sexta-feira, contra a ACBF de Cerro Branco.   

Copinha

Mais uma semana se passa e ainda não temos a confirmação de que algum dos times passo-fundenses vai jogar ou não a Copa da Federação – que, em comunicado, já reconhece a participação de pelo menos 20 clubes de diferentes divisões. Já deixei aqui a minha visão: embora eu saiba que fazer futebol tem um custo (que não é baixo, mas pode ser racional) não foi inventada ainda outra forma de formar e fidelizar o torcedor que não seja ter um time jogando. Há, e todos sabemos disso, uma possibilidade de que o Passo Fundo jogue. Repito: na história recente, as melhores temporadas do Tricolor foram baseadas em times montados na Copinha anterior. 

Perguntinha

Existem, pelo Brasil, diversos clubes que são geridos por empresas. É um tendência relativamente nova. Você, caso seja realmente torcedor ou simpatizante de algum dos nossos clubes de futebol, seria contra ou a favor da entrada de capital/ gestão vindo de outros estados para auxiliar/ ajudar/ gerir/ atuar em nossa cidade?

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027