Diário da Manhã

A mutação da cidadania

A mutação da cidadania

Um modelo atual de cidadania, que vai além da conceituação tradicional, precisa ser revisitado, possibilitando a integração jurídica e social.

Embora a categoria cidadania tenha mantido sua força até os dias atuais, seu significado desvela novas características e extrapola o vínculo Estado-Nação, ao qual estava ligado, sofrendo transformações nos âmbitos geográficos e temporal. Por ser uma construção histórica, oriunda das lutas e conquistas iniciadas especialmente no contexto das revoluções burguesas, o conceito de cidadania parece ter sido modificado.

Vive-se hoje um redimensionamento da ideia de cidadania, diante dos fenômenos da globalização e da transnacionalidade. Efetivamente, novas perspectivas históricas são vivenciadas e, assim, há necessidade de um redimensionamento do vínculo jurídico e político no que tange à cidadania, que transcenda a relação indivíduo-Estado, passando de uma perspectiva vertical para uma perspectiva horizontal. Desse modo, a cidadania adquire novos significados à luz dos direitos fundamentais e efetiva-se, de forma ampla, em espaços onde o processo democrático é estabelecido.

Desse novo cenário, a cidadania assume a importância da questão ambiental, como critério de união e integração planetária.   Há uma inteligência coletiva a ser considerada, pois somos georreferenciados e precisamos participar das decisões que afetam as questões de qualidade de nossas vidas.

O sentimento de pertença e de um vínculo do cuidar, que é comum aos seres humanos, é um vetor para a responsabilização dos seres humanos, pelo seu agir comportamental e sua participação nessa questão ambiental. Quando se trata do meio ambiente, essas condições ficam ainda mais evidentes, à medida que a problemática ambiental e suas consequências não têm fronteiras.

Para que seja possível conviver com a nova realidade, parece ser necessário o resgate de valores humanitários, a exemplo da Ética. Destaca-se essa categoria como parte de um projeto político de nível global, capaz de assegurar o exercício de uma Cidadania Ambiental. Propõe-se uma Ética de convivência voltada ao Outro e também ao meio em que se vive, viabilizando a responsabilidade e a solidariedade, além de condições de agradabilidade e de convivência equilibrada entre os seres vivos.

Nessa linha de pensamento, a Ética pode ser considerada o fundamento plausível para a Cidadania Ambiental uma perspectiva positiva. Isso possibilita a efetivação de uma sociedade sustentável, com espaços compartilhados e democráticos, essenciais na troca de experiências e no ideal de participação ao qual a Cidadania se propõe, capaz de viabilizar e concretizar a Cidadania Ambiental a partir do sentimento de pertença e do fortalecimento de vínculos que unem a humanidade com os demais seres vivos.

Artigo escrito pela mestre em direito Silvia Helena Arizio

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027