Diário da Manhã

Brasil, intrincado labirinto

Pense num labirinto!

Do latim labyrinthus, apesar de sua origem remota vir do grego o termo designa espaço criado de forma artificial com incontáveis ruas, desvãos, caminhos que fazem que vão mas não vão, becos sem saídas, encruzilhadas para que a pessoa que entre nele fique confusa e sem saída. É vasta construção, como o Brasil, a desafiar a razão.

Agora esqueça esse labirinto comum e pense num labirinto intrincado, ou seja, um difícil, obscuro, embaraçado, enredado, entrançado, incompreensível, complexo, problemático, confuso, arrevesado cheio de engodos, iscas, armadilhas, mistérios, segredos, manhas, dissimulações, artimanhas.

Certo? Agora imagine que a pessoa a ser colocada nesse labirinto intricado foi diagnosticada como portadora de labirintite.

Pronto? Você já sabe como se sentem 14 milhões de brasileiros desempregados.   E sabe também porque os demais brasileiros estão desconfortáveis, perplexos, tristes.

Qual a chance de sair do intrincado labirinto? Num cotidiano para Ionesco babar melhor não falar. Nada se encaixa. Mas tudo acontece de modo muito natural. Em maior ou menor grau os ex-presidentes Lula e Dilma e o atual, Temer, estão enroscados com a Justiça e juram de pé junto que são inocentes e de todos os lados brotam defensores!

E aí vem a indagação: nestes tempos labirínticos só com prontuário policial é viável chegar nos altos postos da república e no topo da elite empresarial? Para governador, presidente da Câmara e do Senado, ministro de Estado, dirigente de estatal, top de linha em alta corte exige-se um passado escabroso? Quanto pior melhor?

Em que outro lugar do Planeta um esquema de gente de esquerda como esse aqui do Brasil, extorquiu tanto dos ricos, dos remediados e até dos pobres? Aonde se roubou a torto e a direito como fez a esquerda após a redemocratização? Não escapa ninguém, até dirigentes de sindicato dos trabalhadores tem conta na Suíça!

Falam em corrupção como quem fala da tabela da Série “A”. Incrível o sucesso da campanha adote um corrupto. Impressiona como sociólogos, filósofos, clérigos (Deus é de esquerda ou direita?), renomados comunicadores, distintos professores de história, doutos pensadores de esquerda se prestam para justificar a roubalheira, as sacanagens de seus apaniguados sob o argumento que sempre foi assim, todo mundo sempre sacaneou, que a direta sempre foi cretina. Instalaram a imoralidade?

Autoridades de todos os poderes postam-se como comadres ao cair da tarde em roda de chimarrão e mandam os princípios republicanos para a latrina.

No Rio quem distingue a policia do bandido?

Na incongruência labiríntica top de linha Porto Alegre é onde os professores municipais recebem as maiores remunerações entre as capitais, mas as avaliações colocam a rede da Prefeitura entre as piores do País. Faz sentido?

A saúde é pífia, a droga virou endemia, a violência nos faz prisioneiros, a justiça anda a passos de cágados, o desemprego assusta a infraestrutura apodrece. Somando homicídios e transito um milhão de brasileiros morreu em dez anos. Faz sentido?

Estamos falando de um dos maiores e mais ricos países do mundo! Não de uma republiqueta de banana qualquer – desculpem as republiquetas.

Fica a sensação de que  Jeová veio ao Brasil e vendo o que fazíamos, decide embaralhar as ideias para impedir que prosseguíssemos na empreitada, dizendo (como na visita à Torre de Babel) "vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que não entendam a linguagem um do outro” e cria 34 partidos politico!

P.S.: Ah, sim, ia esquecendo de indagar: esse caos é culpa do neoliberalismo?  

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027