Diário da Manhã

Gestão na propriedade rural

Artigo escrito pelo Engenheiro Agrônomo Claudio Dóro da EMATER/RS ASCAR

A competitividade atual na pecuária leiteira está cada vez mais acirrada, as tendências são instáveis com estreitas margens de lucro ao produtor e a exigência do mercado é gradualmente maior. Na pequena propriedade leiteira, esse quadro é ainda mais expressivo, muitos produtores possuem capital para investimento, mas o fazem de maneira incorreta ou no momento errado. Outros por serem pequenos, acreditam não terem capital necessário e ficam estagnados. Muitos, não tem noção real dos seus custos produtivos, enquanto que outros colocam a emoção e a paixão na frente da razão e, por isso, não tomam decisão correta. O que esses produtores têm em comum, é de não fazer a gestão correta de sua propriedade.

Além da questão financeira, a gestão da pecuária leiteira engloba também o fator zootécnico, isso significa que o produtor precisa conhecer todos os fatores que compõem o processo produtivo desde a alimentação dos animais, passando pela gestão reprodutiva e sanitária e finalizando na adoção de medidas que visam a melhor qualidade do produto final.

E você, tem noção de como anda o controle financeiro e zootécnico da sua propriedade? Você sabe quanto gasta para produzir um litro de leite? Qual o seu lucro? E o seu planejamento para o futuro, como está? Se organize para fazer suas vacas produzirem cada vez mais e sua propriedade crescer de maneira sustentável.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027