Diário da Manhã

Você fala a verdade para o seu filho? E para sua filha?

Ainda somos assolados por medos infundados, mesmo diante de evidências irrefutáveis. Estou falando em HIV, ou AIDS. A cada campanha em favor do uso da camisinha ouvimos argumentos de que estão estimulando a prática sexual, não só entre os adolescentes, mas por parte de qualquer pessoa. Desconfio que por parte das mulheres. Os homens são licenciados sem questionamentos.

Sonegar informação aos filhos não muda o fato de que o desejo sexual é algo poderoso. Cabe aos pais certificar-se de que os valores que passaram a vida toda através dos testemunhos de respeito a si e ao outro, estejam devidamente incorporados. Isso não é garantia de comportamento sem riscos. Seria ingenuidade imaginar que temos santinhos castos dentro de casa.

Sabe-se que a AIDS está aumentando por aqui e é uma boa notícia o que a ciência nos diz hoje em dia. As farmácias podem vender kits de testes de AIDS caseiros, imagina! Frente a isso é importante saber que há um protocolo de cuidados com soropositivos disponível na rede pública de saúde, o que permite que, uma vez a sorologia testada em casa dê positiva, dá acesso a essa rede. A medicina conta com medicamentos capazes de tornar o vírus indetectável. Isto quer dizer que, uma vez uma pessoa tenha o vírus indetectável, ela para de infectar outra, o que sinaliza uma diminuição de casos novos.

A informação a respeito do teste de AIDS de farmácia é um dever de todos. O acolhimento aos infectados também. Dizer da gravidade da doença, mesmo que tratável, é obrigatório, por que não tem cura. O que existe são tratamentos que permitem a continuação da vida com uma qualidade impossível há poucos anos. Recorrer à testagem do vírus, sabendo disso, arranca do imaginário o medo que cerca a AIDS ainda hoje. Sem tanto medo diminui o contingente dos que não se sabem soropositivos e são potenciais contaminadores.

Mesmo sendo leiga no assunto encorajei-me a trazê-lo, respaldada no que aprendi no Saia Justa (GNT). Senti a seriedade da pauta e comemorei as novidades trazidas por profissionais da área. Todavia, leiga que sou, pensei muito antes de passar este conteúdo, mas  os preconceitos que ainda cercam a sexualidade e a hipocrisia que mata por falta de informação encorajaram-me a conversar com os pais, o que faço há anos.

Meu intuito aqui é de enfatizar a necessidade de cuidarmos uns aos outros. Debelar medos patológicos dá um alívio danado! Cuidar de filhos é tarefa dos pais, por que “quem ama, cuida”. E também da escola e também de toda a sociedade. Por que a verdade liberta! Sempre devemos estar capacitados a dar respostas, se não científicas, mas aquelas que dão colo, acolhimento e capacidade de compreender as dificuldades que cercam a adolescência, as mulheres que ainda não sabem exigir proteção sexual, aos que deixam de viver sua sexualidade por medo e ignorância.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027