Diário da Manhã

O poder & a utopia: qual o legado das esquerdas?

Tem sido recorrente: sempre que se instala no poder central (após prender, torturar, matar) a utopia de esquerda que contaminou, estimulou e injetou adrenalina nos “bons” revolucionários sucumbe. A força transformadora que mobilizou uma geração logo entra em processo de definhamento.

Parece praga de madrinha: a coisa linda que move montanhas, acena com outro mundo, garante criar o homem novo e liquidar as injustiças da direita começa a derreter tão logo bota os pés onde sempre sonhou estar. É fenômeno interessante e lembra como a droga funciona no organismo, ou seja, quando o efeito passa a pessoa fica sem rumo.

Em todo Planeta tem sido assim. Homens dotados de inteligência privilegiada, poder incomum de comunicação se tornam especialistas de frases feitas, doutores do simplismo, criam um inimigo a ser combatido e derrotado por seus povos e, pronto, encastelam a utopia no mais alto posto de comando.

Há quem defenda que a utopia das esquerdas deveria ser avaliada no campo da psiquiatria tal o grau de atrocidades que comete após se instalar no poder. Será? Os utópicos passam a beirar a insanidade? Sabemos todos, entretanto, que onde a utopia assume o poder deixa como legado situação pior do que aquela que encontrou. Mais estranho ainda: a receita para sair do caos criado é exatamente aquela que a utopia imaginou um dia queimar em fogueira que consome herege.

Essas questões do legado e da receita passam a ideia que a utopia só consegue andar em círculos, parece cachorro querendo morder o próprio rabo. Faz uma balburdia extraordinária como se avançasse e, quando nos damos conta fez trajetória de 360 graus e voltou ao inicio de tudo. Com uma agravante: o quadro geral ficou pior.

Em todos os quadrantes a utopia da esquerda levou ao poder homens e mulheres que, no exercício do mando matam, torturam, prendem sem piedade e se lambuzam no luxo e na corrupção. E muitos galgam os postos de mando sob o orgasmo das massas e dos intelectuais que parecem estar sob o efeito de alguma droga alucinógena.  

A Cuba dos irmãos Castro está pior do que aquela governada por Baptista e ali a prostituição é setor forte na formação do PIB. Isso após fuzilar cerca de 18 mil cubanos sem julgamento. A Venezuela de Chaves/Maduro, rica em petróleo perde de longe para a de antes e que motivou a ascensão dos tiranetes e dali o povo, sem papel higiênico, foge como o diabo da cruz. Na Rússia de hoje Putin, cara da ex-KGB dos tempos da URSS geme para consolidar o capitalismo que Lênin e Stalin impediram ao custo de 25 milhões de vidas. A China de Mao, do Grande Salto, se torna um capitalista poderoso após exterminar 75 milhões de chineses justo para evitar o que faz agora. E o Pol Pot que liquidou um terço da população? Essa turma encabula os Pinochet, os Videla...

(Parêntese: em 2017 completamos 100 anos desde o primeiro governo comunista implantado no mundo – não seria este o momento para boa reflexão sobre seu legado?)

E no Brasil? Quem olha para 1964 fica atônito. Quem olha o passado e coloca os olhos em Brasília indaga: o que ocorreu com nossa utopia? Foi isso que imaginamos ao lutar contra a ditadura? Como brotou tantos corruptos e enganadores?

Onde estaria a falha?

Seria a utopia de esquerda bruxa malvada que se apresenta como fada para nos encantar – principalmente quando ainda estamos naquela fase de imberbe arrogante que tudo sabe – e depois de cativar nos domina como droga alucinógena?

Ou não é nada disso e, sim, o que precisamos é construir nova utopia? Mas quem garante que outra bruxa não fará gato e sapato da gente? Cartas para a redação.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027