Diário da Manhã

O jornal que se transformou em papel de parede

O jornal que se transformou em papel de parede

Reciclagem e criatividade na Escola de Educação Infantil Estrela Guia

Muito trabalho, aprendizado e diversão ao mesmo tempo. Durante quatro semanas, 50 crianças dos dois aos seis anos de idade das turmas do Maternal, Jardins I e II e Pré-Escola, da Escola de Educação Infantil Estrela Guia, foram envolvidas em uma atividade muito criativa. Utilizando o jornal como principal método pedagógico, o projeto de forrar a parede, teve como objetivos estimular o senso crítico, incentivar a aprendizagem e a criatividade dos alunos e reciclar o que iria para o lixo.

Para deixar o cenário mais alegre, as mãos das crianças foram pintadas com tinta guache de várias cores e, após, foram “carimbadas” nas folhas de jornal, se transformando em obra de arte. Depois as folhas foram fixadas lado a lado na parede da sala do Jardim I, onde a ideia surgiu com a professora Fabiola dos Santos.

“A atividade foi feita em várias etapas e o objetivo maior foi mostrar para os alunos que é possível oferecer um planeta mais saudável, através da reciclagem. Não só na escola, mas também em casa temos que incentivar as crianças a preservar e cuidar do meio ambiente. Essa atividade foi muito dinâmica e criativa, desenvolvida por quatro turmas da escola”, explica a professora Fabiola.

O projeto foi concretizado com o importante auxílio dos alunos das turmas das professoras Angela Ayres Goulart, Carol Bencke Pinheiro e Silvana Margarete Zornitta. Todos juntos conseguiram deixar o papel de parede ainda mais bonito e mostrar que a escola trabalha com as turmas em sintonia.

A arte na parede ficou pronta na semana em que a Escola Estrela Guia está de aniversário. Tudo começou em 5 de setembro de 2002, a partir de um sonho de uma jovem professora. “A ideia de abrir uma escola surgiu nas brincadeiras de infância no pátio de casa. O amor às crianças e o desejo de transformar vidas através da educação, levaram a acreditar que ser professora era e é o meu dom”, relembra a pedagoga Marcia Abido Didomênico, diretora e proprietária Estrela Guia.

Ao longo destes 15 anos, inúmeras atividades foram realizadas. Centenas de crianças dos quatro meses aos seis anos de idade passaram pela escola, que oferece muito mais que um local para os pais deixarem os filhos. Proporciona educação infantil de qualidade em local seguro e aconchegante. “Do sonho concretizado, ao que foi aperfeiçoado, posso dizer que estou realizada. É gratificante perceber o desenvolvimento e a alegria de cada criança. Cada conquista deles é um prêmio para a escola, recompensando qualquer cansaço”, destaca Márcia.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027