Diário da Manhã

A fisioterapia na reconstrução mamária

Artigo escrito pela Especialista em Fisioterapia Oncológica, Mestre e Doutora em Ciências – Oncologia, Dra. Carolina Mozzini

Quando uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama imagina muitas coisas ruins, e talvez uma das mais impactantes seja a possibilidade de ficar sem a mama. Mas, graças a medicina moderna, inúmeras são as alternativas da mama ser reconstruída. E este tipo de cirurgia, exige que a paciente fique por um período mais em repouso, sem realizar grandes esforços e afazeres. E é exatamente aí que entra a fisioterapia oncológica atuando na reconstrução mamária.

Algumas vezes a reconstrução ocorre com próteses de silicone, outras vezes com tecidos do próprio corpo. Há situações em que acontece em uma mama somente, as vezes, nas duas. Ou então ocorre a reconstrução em uma mama e simetriza-se com a outra (arrumar para deixar ambas mais parecidas).

Neste momentos surgem as mais diversas perguntas: “Posso colocar a mão no rosto?”, “Como vou mexer os braços se operei as duas mamas?”, “Qual a melhor posição para dormir?”. Todos estes questionamentos podem ser respondidos com um acompanhamento fisioterápico.

É preciso ficar mais em repouso? Sim. Mas, não imóvel. É preciso colocar uma tipoia para não mexer o braço? Jamais! O braço deve ser movimentado, porém, com prudência e cautela, seguindo a orientação correta de acordo com cada cirurgia realizada. E é papel do fisioterapeuta especialista em oncologia e habituado com reconstruções mamárias orientar nestes casos, sempre em comum acordo com a equipe médica.

A fisioterapia nestes casos, pode iniciar-se ainda na sala de cirurgia, com a aplicação de técnicas que auxiliam a evitar o inchaço excessivo, e continua já no primeiro dia de pós-operatório, ajudando a paciente com os primeiros movimentos, com as melhores formas de sair da cama, vestir-se e realizar atividades básicas como comer e escovar os dentes.

O primeiro mês será de um cuidado mais excessivo até o momento de ampliar os movimentos dos braços. Então é chegada a hora de verificar as alterações que podem ter sido geradas como aderências cicatriciais, contraturas, perda de força, edemas residuais, alterações posturais, dores musculares, entre outras.

Reconstruir a mama é fundamental para a autoestima e para uma vida harmoniosa após o tratamento, e quando isto é feito com o auxílio de profissionais especializados, a reabilitação se torna ainda mais fácil, os resultados tendem a ser melhores, favorecendo o retorno da paciente às atividades de vida diária o mais rápido possível.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027