Diário da Manhã

Negligência!

                Tenho aversão por idas rotineiras a consultórios médicos. O pavor irracional de medir pressão eu não consigo explicar, mas ele existe em uma intensidade patológica, o que me afasta dos médicos. Quando não dá pra escapar, vou! Recentemente percebi que meu óculos não estava atendendo às necessidades do dia a dia, motivo pelo qual procurei um oftalmologista, que fez a atualização necessária. Beleza de óculos! O trabalho com contabilidade, as leituras e a necessidade de escrever tornaram-se mais fáceis.

                Passado um tempo percebi que deveria voltar. Escolhi o mesmo médico do Mingo, por causa da facilidade em irmos juntos. E eis que passei por um procedimento bem mais complexo, que incluiu dilatação das pupilas e passagem por mais aparelhos. Fui informada de que precisaria de mais exames, por estar com pressão alta no olho esquerdo.

                Na outra clínica reclamei do desconforto de ter as pupilas dilatadas, dizendo que nunca tinha passado por aquilo. O médico disse que é procedimento de rotina. Como assim? Rotina pela qual nunca passei? Fiquei muito chateada com a negligência e assustada com a gravidade do que pode estar acontecendo comigo. Torço para que o resultado dos exames não revelem perdas irreversíveis. Confesso que estou um tanto assustada.

                Com o episódio descobri algumas coisas irrefutáveis. A primeira me dá a certeza de que um oftalmologista não existe só para receitar lentes, mas tem a obrigação de descartar ou detectar doenças possíveis, com exames simples, mesmo que o paciente esteja coberto pelo SUS ou outro plano de saúde. A segunda me alerta para a infantilidade e negligência para comigo mesma, que fujo dos consultórios por me recusar a medir pressão. Por fim, agora que decidi me cuidar como deve ser, vou exigir que se use proteção para a área do pescoço quando fizer mamografia, medida que deveria ser rotina, mas que raramente acontece, entre outras coisas, das quais vou me inteirar com mais informações.

                O cuidado de uns para com os outros, um princípio civilizatório, deve passar pelos consultórios e clínicas superpoderosas, que contam com a nossa ignorância dos protocolos obrigatórios, capazes de fazer prevenção de muita desgraça evitável.

                Portanto, cuidem-se doutores (muitos)! Estamos deixando de ser bobinhos e, aos poucos, a proteção corporativa de que vocês se beneficiam um dia serão mais frouxas e poderemos dar o troco para os descasos, erros primários e falta de interesse. Que me perdoem os profissionais diligentes e cuidadosos, que consertam o que acontece fruto da atuação de maus profissionais e louvo, sobretudo, os que cuidam de nós, como deve ser.

Coluna escrita pelo jornalista Rodolfo Sgorla da Silva

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027