Diário da Manhã

Vencer ou convencer?

Até o dia 29, é difícil pensar em outra coisa que não seja a final da Copa Libertadores diante do Lanús. É difícil, mas é preciso. Especialmente porque, em caso de derrota na decisão, o Grêmio precisará conquistar a vaga na competição sul-americana por meio do Campeonato Brasileiro. Se levarmos em conta as estatísticas de 2015 e 2016, o time de Renato Portaluppi precisaria de mais cinco pontos para permanecer entre os quatro primeiros colocados da tabela, confirmando a classificação. A vitória conquistada na última quarta-feira (08), diante da Ponte Preta, recolocou a equipe na vice-liderança do Brasileirão, com 57 pontos – a oito do líder Corinthians. Se o título do campeonato nacional parece distante, para o torcedor, o da Libertadores está logo ali.

O otimismo das arquibancadas parece contagiar, também, o vestiário. Não é para menos! O tricampeonato a dois jogos de distância é a esperança frustrada há 10 anos, no confronto com o Boca Juniors. Que as estatísticas não ganham jogo, todos sabemos. Contudo, não há como negar que elas são bons indicativos sobre o desempenho de uma equipe. O Tricolor parou nas semifinais do Gauchão e da Copa do Brasil, mas é finalista da Libertadores e, mesmo assim, consegue manter a segunda melhor campanha do Brasileiro. Há risco de passar 2017 sem títulos? Sim. Entretanto, não há como negar o mérito do Grêmio em sustentar o bom futebol nessa altura da competição – ainda que com oscilações.

Jogar futebol é também dominar a arte da malandragem, como o próprio técnico gremista faz questão de frisar em suas entrevistas coletivas. Não critico quem joga com o regulamento embaixo do braço em uma decisão no mata-mata, muito menos quem comemora a vitória “chorada” nos pontos corridos. É óbvio que todos gostam de assistir a um bom futebol, mas pergunte a qualquer torcedor: ao fim do campeonato, mais vale ser um derrotado que jogou muito bem ou um campeão que administrou o resultado?

Coluna escrita pela Jornalista Daniele Freitas 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027