Diário da Manhã

Se alimentar é uma experiência de vida

Algumas coisas são comuns a todas as pessoas, como respirar e comer, por exemplo. Se alimentar é algo muito presente em nossa rotina, tão presente que acaba por se tornar automático.

Hoje eu quero trazer pra vocês um método de tratamento que proporciona mudar a perspectiva a respeito da alimentação, mostrando que se tata de uma experiência muito rica, de cheiros, sabores, sensações e emoções. Esse método tem o nome de Mindful Eating ou comer com Atenção Plena.

Faz parte do bem-querer de si mesmo tornar o ato de comer saudável e nutritivo, de sentir prazer em “colocar pra dentro” comida de qualidade, comida que nutre. É uma nova relação com seu corpo, de gratidão  e de gentileza e a partir disso pode-se desenvolver uma relação mais saudável também com o mundo a sua volta.

Comer com atenção plena significa prestar atenção ao cheiro do alimento, saboreá-lo mastigando e sentindo seu gosto, mas vai além disso, tem o objetivo de reconhecer as sensações de fome e saciedade que o próprio corpo emite para que se saiba a hora de começar e a hora de parar de comer e que com a correria da vida se perde.

É fundamental que se encare o ato de perder peso como um estilo de vida, como um ato de amor próprio e de empoderamento, visto que o emagrecimento é uma consequência, mas o fator que diz que está dando certo é o poder de escolha diante das tentações alimentares.

O viver no automático é como um quebra-cabeças com as peças todas misturadas, nada tem forma e sem organizá-las não se chega a lugar algum. O comer com atenção plena vem para fazer essa organização, separar quais são as emoções envolvidas, nomeá-las e entendê-las desenvolvendo estratégias para lidar com o comer excessivo e desatento, com o comer emocional, com os vazios da vida que se refletem na alimentação.

Você pode dar o primeiro passo olhando para a qualidade de sua alimentação e pensando se ela te nutre ou te prejudica. Deseje o bem a você e busque se nutrir. Visite a minha página e obtenha mais informações sobre esse método de tratamento.

Júlia de Oliveira

Psicóloga Cognitivo- Comportamental - 54 9 92091454

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027