Diário da Manhã

Herdeiros dos mitos familiares

Ao questionar-se sobre o porquê não consegue realizar ou mudar algo na sua vida, nem sempre vai achar uma resposta, ou terá a mesma resposta para justificar todas elas. Os mitos familiares definem o que podemos ou não fazer, não acredite na justificativa racional que você se dá ao deixar de realizar qualquer coisa na sua vida. Entenda, esses mitos atravessam gerações até chegar à você, e a primeira coisa a fazer é entendê-los.

Entender o padrão de funcionamento da sua família é uma tarefa que exige paciência e determinação, pois você se dará conta como colabora, e isso certamente vai gerar muitas emoções e conflitos internos.

Um exemplo clássico da cultura na nossa região é o tradicional churrasco de domingo. Entenda que, a questão não é o churrasco todo domingo com a família reunida, mas sim, o significado. Como a família lida com o membro que raramente aparece, ou o que sempre está presente? Se em ambas as situações os membros se sentem livres para a escolha que fizeram, ótimo. Mas em geral, não é o que vemos. Quando um membro não comparece nos rituais familiares (neste caso: churrasco no domingo), provavelmente ele será carregado de pré-julgamentos. Além disso, não ficará explícito as emoções e motivos do porquê foi classificado como: filho ingrato, puxa-saco, não dá valor para a família, só procura quando precisa, e outros tantos papéis os quais damos aos outros membros, sem nos dar conta de que isso não irá contribuir em nada.

Esse exemplo é um mito de que: você tem o dever de comparecer, caso não faça, estará “traindo” sua família por ter feito outra escolha no almoço do domingo. Quando um membro não é liberado para fazer outras escolhas além da sua família de origem de forma tranquila e saudável, ele estará bloqueado inconscientemente e terá dificuldades em se relacionar em outros ambientes da vida, como conjugalidade, trabalho, amigos, escola.

O dever da família de origem é liberar seus membros para andarem nos outros ambientes da vida com a tranquilidade de que, independente da escolha, sua família o ama, e vice-versa.

Quanto mais liberamos os membros da nossa família, mais estaremos libertos para fazer nossas escolhas de forma leve, mesmo que estas sejam diferente da tradição, isso não será um problema, mas sim, algo a mais para acrescentar nas conversas de família. Se diferenciar é bom, ao contrário do que a sociedade diz, ela nos acrescenta.

Referências: Terapia Relacional Sistêmica - Solange Maria Rosset

PAULA R. C. QUEIROZ - Psicóloga CRP 07/23475  (054) 99701-3883

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027