Diário da Manhã

Novos horizontes para o envelhecimento

Novos horizontes para o envelhecimento

Grupo de dançarinos do Crejuti compartilha experiências durante festival internacional de danças em Santa Catarina

A vida de quem tem mais de sessenta anos compreende uma série de atividades específicas. No Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo, por exemplo, requer disposição para participar de eventos internacionais. É o caso dos 17 integrantes do Departamento da Terceira Idade que durante o mês de novembro, participam do Festival Internacional de Danças em Piratuba, Santa Catarina.

O Festival de Dança da Terceira Idade é realizado em Piratuba desde 2002 e reúne grupos de vários estados do Brasil e do exterior. Ao longo dos anos a participação dos grupos aumentou e hoje o evento, que é exclusivo para bailarinos da “melhor idade”, é consolidado com um dos principais no Sul do país, com este foco. A movimentação no município é intensa na semana do Festival. Além dos turistas, os bailarinos e coreógrafos também contribuem com a economia local durante os dias do evento. Mais de três mil pessoas se hospedam no município durante os dias de apresentação.

Foram cerca de 30 grupos participantes, vindos dos três Estados do Sul e São Paulo, concorrendo com mais de 50 coreografias, nas categorias Dança Coreográfica, Dança Popular Folclórica, Dança de Salão Conjunto e Dança de Salão Casal. A delegação do Crejuti participa do evento como tradição, mostrando e valorizando o aprendizado que adquirem nas oficinas em que participam no Clube Juvenil. Para a promoter do Juvenil que acompanhou o grupo, Lúcia Souza, o evento apresentou novos parâmetros para o entendimento do envelhecimento humano. “Durante as conferências, o foco foi no aumento considerável da população com mais de sessenta anos na próxima década. Mais do que o envelhecer, os debates focaram em como passar por este processo com qualidade de vida e na promoção de atividades que valorizem a terceira idade, como este festival”, pondera Lúcia.

A diretora literária da entidade, Pia Elena Borowski, avalia que o número de pessoas engajadas impressionou novamente. “Foram 49 grupos que participaram do evento e ver aquela massa de idosos apresentando suas coreografias é de arrepiar. Isso mostra que há todo um trabalho realizado e voltado para esta faixa etária da população” relata Pia. Nesse sentido, o Juvenil estuda intensificar os trabalhos voltados aos sócios com mais de sessenta anos promovendo e estimulando atividades neste ramo.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027