Diário da Manhã

Sororidade

Sororidade é um termo pouco conhecido. Conhecemos a palavra Fraternidade, que vem de Frater (irmão), um dos pilares do pensamento revolucionário francês, do tripé Liberdade Igualdade Fraternidade.

Sororidade vem de soror (irmã). Representa um pacto entre mulheres, cuja dimensão política e ética faz parte do feminismo contemporâneo. É o reconhecimento de que precisamos umas das outras e os encontros femininos falam disso, na medida em que nos consolamos, ensinamos umas às outras, trocamos sentimentos, nos abraçamos. Os agrupamentos de mulheres, frequentemente, suprem a falta dos abraços que nunca aconteceram de forma desinteressada e carinhosa.

A sororidade fica evidente, quando precisamos das mães, das irmãs, das amigas quando parimos nossos filhos, quando temos dificuldades para amamentar, quando precisamos chorar perdas, dores, reveses da vida. Os encontros femininos são sempre solidários, cuidadosos, férteis de compreensão e de sabedoria.

“Mexeu com uma, mexeu com todas” é o novo mantra feminino. O grito que vem das mulheres contemporâneas é uma denúncia de que Chega! Estamos cansadas de assédio, agressão física e psicológica, mortes de mulheres causadas por maridos, companheiros, namorados, criminosos encorajados pela impunidade e pelo machismo ainda tão evidente entre nós. As mulheres violadas gritam para o mundo e encontram (finalmente) eco em outras, mas não em todas. Há ainda quem fale que feminismo e sororidade é mimimi, vitimismo, coisa de mulheres mal amadas. Uma pena!

Queremos, neste momento histórico, quebrar um paradigma, por que somos vítimas, sim. Somos vítimas da falta de sensibilidade, quando nossas características de fertilidade são motivo para salários menores, demissões, recusas de cargos por sermos mães, ou potencialmente suscetíveis de sermos. Queremos claro, jornadas diferenciadas quando mães, queremos lugares seguros para cuidarem nossos filhos pequenos, queremos escolas bonitas e acolhimento digno dos nossos filhos maiores, queremos um país capaz de dar oportunidades verdadeiras aos nossos filhos adultos. Queremos companheiros à altura dos nossos anseios, queremos homens sensíveis e inteligentes, que nos respeitem em nossas especificidades. Queremos amor e companheirismo dos nossos homens, sejam maridos, amigos, tios, pais, colegas. Queremos respeito em qualquer lugar, sobretudo onde somos tão vulneráveis. Os taxis, ônibus, trens e metrôs são palco de crimes contra a dignidade feminina. É lá que a sororidade é mais necessária.

Quero, portanto, agradecer às mulheres da minha vida, que ouvem de mim coisas que jamais falaria aos homens, que não se chocam quando estou mal, mas compreendem com absoluta empatia. Agradeço também por tomarem cerveja comigo, por não me hostilizarem quando fumo, mas me pedem com o olhar para que me cuide melhor. Agradeço aos homens, a maioria carinhosa e tão feminista quanto eu, na medida em que se insurgem contra seus pares que ainda não conseguiram chegar ao patamar de serem simplesmente homens, sem o ranço de que devemos ser submissas, mas sócias, parceiras, companheiras de caminhada.

Agradeço a concretização da sororidade, ontem, com minhas amigas e confreiras da APl, quando em um sítio lindo, ouvimos passarinhos, música suave, farfalhar de árvores, borbulhar de águas, vimos flores as mais diversas, gramados ensolarados, degustamos comidinhas deliciosas e, sobretudo, sentimos umas às outras, falamos de nós, sensibilizadas por tanta beleza e bem-estar. Agradeço pelos abraços e por nos sentirmos parte daquilo, anulando-nos para nos integrarmos, sem a superioridade de estarmos em contato com a natureza, mas por nos reconhecermos parte dela.

Obrigada mundo, por prometer que tudo pode ser melhor!

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027