Exercício físico previne câncer?

Exercício físico previne câncer?

Praticar exercícios ajuda, dentre tantas coisas, o coração, a respiração, a controlar o peso e melhorar a disposição. Mas isso a gente já sabe. A pergunta do momento é: praticar atividade física previne câncer?

E é exatamente aí que existem muitos detalhes. O primeiro deles se refere ao tipo de câncer, pois nem todos os tumores se comportam da mesma forma. Assim, alguns estudos recentes foram feitos e concluíram que praticar atividade física regularmente reduz o risco de desenvolver 13 tipos de câncer, como de esôfago, fígado, pulmão, intestino, próstata e mamas. Mas eu disse regularmente, esse é o segundo detalhe, ou seja, caminhadas esporádicas, pela rua em velocidades baixas, parando para ver vitrines ou conversando com conhecidos ou, de vez em quando, ou quando se tem vontade de fazer exercício, não vale! É preciso colocar o tênis, a roupa adequada e realizar na velocidade moderada a intensa, caso contrário não há benefício para prevenção de câncer especificamente.

Mas, você deve estar se perguntando, para os outros tipos de câncer o exercício não ajuda então? A resposta é: ajuda sim. Os estudos mostraram que praticar exercícios está associado a uma redução de 7% na probabilidade de desenvolver qualquer tipo de tumor. Portanto, se exercitar regularmente ajuda sim!

Porém, se você está acima do peso ou se tem outros fatores de risco para desenvolver câncer como fumar e ingerir álcool diariamente, seria importante controlar estes hábitos e reduzir o peso para se ter um benefício como as pessoas que não apresentam estes fatores.

Mas por que o exercício ajuda na prevenção? Porque ele ajuda a promover o equilíbrio dos níveis hormonais, melhora o trânsito gastrointestinal, ajuda a fortalecer as defesas do organismo, além de auxiliar a manter o peso corporal nos níveis adequados.

Agora você deve estar se perguntando quais as atividades que o estudo mostrou prevenir câncer? A resposta é: exercícios aeróbicos, de moderados a intensos. Tais como caminhar, correr, nadar, pedalar e esportes com bola.

Só aeróbicos? Não! Aeróbicos e exercícios musculares localizados para fortalecer músculos evitando sobrecarga nas articulações.

Só que estes exercícios aeróbicos devem ser realizados por no mínimo 150 minutos por semana, isso representa 30 minutos por dia, 5 dias da semana, ou 1 hora por dia durante 3 dias, sendo que em 2 ou 3 destes dias sejam executados também os exercícios localizados de força para os músculos.

Mas como eu comentei antes que no mínimo eram 150 minutos. Este é o terceiro detalhe, porque, para prevenir câncer de mama por exemplo, os estudos nos mostram que é preciso 180 minutos por semana, e não 150. Ou seja, um pouquinho a mais por semana lhe ajudará ainda mais.

Vale lembrar que, pacientes que apresentam histórico familiar de algum câncer especificamente é preciso ficar mais atento aos sinais, pois esse efeito protetor do exercício parece ser um pouco menor do que na população em geral.

Artigo escrito pela Especialista em Fisioterapia Oncológica e Mestre e Doutora em Ciência, Dra. Carolina Mozzini

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027