Diário da Manhã

Trauma

Trauma

Iniciemos essa conversa de forma objetiva, o que é Trauma? É um sofrimento referente à uma experiência que não estávamos esperando e menos ainda preparados para enfrentar.

Trauma é um evento, pode ser um evento “leve”, como: doenças, ferimentos, desilusão amorosa, perda de um ente querido, etc. Exemplo: Uma criança cujo os pais estão se divorciando, não tem espaço para aprender matemática, português...; Trauma pode ser um evento “grande”, como: violência (física, emocional, verbal ...), abuso, moléstia, abuso sexual, uma grande tragédia, etc. Exemplo: Boate Kiss, Avião da Chapecoense, Denuncia de Abuso que sai no noticiário (gera comoção nas pessoas), Rompimento da Barragem em Mariana, etc.

Os sintomas são de cunho emocional e transcendem para o físico, ou seja: ansiedade, insônia, pesadelos, flash black, pânico, perda de apetite, diminuição da libido, debilidade da capacidade de aprendizagem e desenvolvimento, etc.

A pessoa que tem qualquer um desses sintomas citados acima pode se questionar, como esse sintoma afeta no seu dia a dia? Vamos retomar o exemplo da criança cujo os pais estão se divorciando, um dos reflexos dessa situação é a dificuldade no aprendizado. Ou seja, esses sintomas nos debilitam, reduzem e/ou bloqueiam nossas capacidades no decorrer da vida.

Pensando em um todo, como o trauma reflete na nossa sociedade? Rolf Carrier disse: “O trauma é uma epidemia invisível, como ele não é identificado, portanto não é possível o seu tratamento de forma eficaz”. A violência gera violência, o trauma é o resultado. Ao tratar o trauma os índices de violência diminuem, pois “quebramos” a repetição geracional dele.

Mas Paula, porque as pessoas tem dificuldade em falar e tratar o trauma? Caro leitor, quando ficamos cara a cara com a verdade, nos damos conta de muita coisa, e nem sempre as pessoas estão preparadas para lidar com tamanha realidade e sofrimento. A chave do tratamento é modificar a percepção do paciente diante do seu trauma, para assim poder trabalhar ele, e digerir os fatos de uma forma diferente, mais leve.

Entenda, o Trauma é uma sequela de uma vivência de perigo (real, ou, não) percebido e que não conseguimos resolver de forma adequada. No presente, revivemos de forma disfuncional o trauma do passado.

Artigo escrito pela Psicóloga, Paula C. Queiroz (CRP 07/23475)

Formada em psicologia (IMED/RS)

Pós-graduanda em Dinâmica das Relações Conjugais e Familiares (IMED/RS)

Entre em contato pelo telefone: 54 99701-3883

Siga no Instagram e acompanhe: PSICÓLOGA PAULA QUEIROZ

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027