Diário da Manhã

Dieta X Fim de ano: Dome seu cérebro

Dieta X Fim de ano: Dome seu cérebro

Não precisa deixar de comer. Faça trocas inteligentes para manter corpo e mente saudáveis

O mês de dezembro é um período particularmente perigoso! Não apenas para a dieta, mas também para o nosso cérebro. No fim do ano, além das tentações à mesa, temos que resistir ao cansaço, ruptura da rotina... Com isso, fica difícil manter o foco e lidar com a dieta, não é?

É hora de respirar fundo e manter a calma. Com algumas substituições, é possível manter o corpo e mente saudáveis e começar 2018 com um novo pique.

Lembra do peru? Famosa ave que está presente em muitas mesas de natal? Que tal fazer uma ceia diferente neste ano e substituí-la por peixes, uma opção mais saudável, mais magra e que ajuda a turbinar a sua memória? Ricos em ômega 3, eles melhoram essa importante habilidade porque protegem a membrana que recobre o cérebro.

E as frutas secas... Que tal trocá-las por frutas vermelhas frescas? Morango, cereja, amora, pitanga e melancia também possuem pigmentos antioxidantes, que combate os radicais livres e ajudam a memória.

Outra fruta que não é vermelha, mas traz benefícios ao corpo e a mente é a banana. Ela fornece energia e eletrólitos para o cérebro, melhora as funções cognitivas, protege o cérebro de danos oxidativos, ajudam a melhorar o humor e a manter o equilíbrio.

Já as oleaginosas podem ser mantidas no cardápio. As castanhas e nozes contém grandes quantidades de ácidos graxos insaturados, que garantem um bom funcionamento cerebral, já que compõem a membrana das células nervosas e potencializam a transmissão de mensagens entre elas. Ainda são deliciosas e possuem gorduras boas para o organismo.

“Adotar uma dieta saudável ajuda a prevenir desde pequenos lapsos de memória até graves doenças degenerativas. Somado à isso, praticar exercícios físicos e cerebrais também devem estar incluídos no dia a dia”, indica Evandro Costa, franqueado da unidade SUPERA Taquara e professor de educação física.

Para manter o cérebro jovem, a grande dica é evitar rotinas. Que tal fazer de 2016 um ano diferente cheio de novos desafios? Isso ajuda a melhorar a saúde mental e a qualidade de vida.

Por que não aprender a tocar um instrumento diferente? Ou estudar, ir ao cinema, fazer amigos, participar de discussões e escrever? Nunca é tarde demais! Tire seu cérebro da zona de conforto, experimente novos sabores e conquiste uma vida plena e muito mais feliz. Para saber mais acesse o site.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027