Lágrimas dos ungidos, água contaminada e elefante branco

UM – A palavra messias vem do hebraico meshiha, que significa “o ungido”. Por sua vez ungido tem o significado de escolhido. Ungir, escolher tem sido prática dos latinos, especialmente os de esquerda, os mais adoram utopias. Fica tudo muito fácil: escolhem um nome na multidão, gritam aos quatro ventos que ele é o salvador da Pátria e aí entramos na canção do Roberto Carlos: “Meu carro é vermelho Não uso espelho prá me pentear/Botinha sem meia/E só na areia eu sei trabalhar/ Cabelo na testa, sou o dono da festa/Pertenço aos dez mais/ Se você quiser experimentar/Sei que vai gostar. E vai pro refrão: “ele é o bom, ele é o bom, ele é o bom.” Se vivo, William Shakespeare que escreveu tragédias desde o início de sua carreira ficaria imensamente feliz com a gente latina: Peron, Evita, Fidel, Morales, Chaves, Maduro e, claro, Lula. O final sempre tipo dramalhão mexicano: lágrimas aos borbotões. Não importa que nossos ungidos, quando governando, prendam, corrompam, matem, roubem, traiam eles sempre estarão acima do bem e do mal. O sentido religioso que abarca o “ungido” cega até gente estudada, como se vê na mobilização de quem quer livrar o salvador da Pátria das mãos dos malvados da Policia Federal, do Ministério Público Federal, de juízes que inventam coisas pra prejudicar o inocente Lula, um messias das arábias... É de chorar!

DOIS – A Secretaria da Saúde do Estado confirma que vem aumentando, a cada ano, a contaminação dos poços artesianos do Rio Grande do Sul. Isso estava escrito nas estrelas. Tem mais de trinta anos que alertas vem sendo feitos por diferentes setores da sociedade. Quem deu atenção? Fizemos do nosso subsolo um queijo suíço, furando e furando sem levar em conta os procedimentos necessários para evitar que nossas águas subterrâneas sejam emporcalhadas. O drama é que se já muito difícil limpar águas superficiais, imaginem o será necessário para erradicar, por exemplo, as bactérias que causam infecções intestinais das águas das profundezas da terra. Tem mais: qual o estágio atual de contaminação do gigantesco Aquífero Guarani? A quem vamos culpar por nossas escolhas?

TRÊS – Está na internet: “O termo “elefante branco” vem da lenda que diz que um rei dava esse bicho dessa cor para os súditos de que não gostava. O elefante branco ocupava muito espaço, não tinha utilidade e custava muito caro sua manutenção, ou seja, não serviam para nada!” Segundo consta o Brasil é o campeão mundial na competição sobre elefantes brancos. Ganhamos longe de todos e o time do Lula deu contribuição valiosa para nos projetar nacionalmente. A Arena Pantanal, de Cuiabá, que custou dois bilhões (com a propina inclusa, claro) e o Papódromo, construído para receber o Papa Joao Paulo II em 1991 (usado apenas uma vez ao custo de 27 milhões) estão entre os emblemáticos nacionalmente falando. Na década de 1970 em Palmeira das Missões, na saída para Cruz Alta, havia uma construção que, segundo consta, deveria ser hospital, que simplesmente sumiu de uma hora para outra, literalmente não ficou pedra sobre pedra. Aqui em Passo Fundo, na saída para Lagoa Vermelha, logo adiante ao acesso ao nosso aeroporto nosso elefante branco, inaugurado com pompas, permanece impoluto em suas ruinas: ali deveria ser a nossa CEASA. Ali perto, mesmo caminho da degradação, estão os pavilhões do que chamamos de EFRICA (cuja escolha do local, à época, foi criticada)... Alguém já teme pela Manitowoc!

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027