Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Fisioterapia reduz complicações após cirurgia abdominal

Você vai fazer ou conhece alguém que fará uma cirurgia abdominal? Então é muito importante que saiba que, qualquer procedimento realizado na região abdominal (região do estômago, fígado, pâncreas, intestinos e órgãos pélvicos), especialmente aqueles na parte mais superior do abdômen, geram, inevitavelmente, um certo grau de desconforto ou complicações respiratórias no pós-operatório, como redução do reflexo de tosse, acúmulo de secreções, dificuldades para respirar, pneumonia dentre outras.

Mas, a boa notícia é que, realizar fisioterapia ajuda a tratar estas situações após a cirurgia e prevenir maiores complicações como a pneumonia por exemplo.

Um estudo recente, publicado em janeiro deste ano e realizado por pesquisadores Australianos e da Nova Zelândia, mostrou que, realizar uma única sessão de fisioterapia antes da cirurgia, ou seja, pré-operatória, de apenas 30 minutos, foi capaz de reduzir pela metade as complicações pulmonares pós-operatórias e pneumonia adquirida dentro do hospital. Pela metade!

A fisioterapia pré-operatória foi baseada em exercícios de respiração adequados, treinando a musculatura respiratória e motora e, orientação sobre a realização de fisioterapia imediatamente após a cirurgia, como sair do leito (cama hospitalar) precocemente e caminhar.

Vale ressaltar que os pacientes do estudo foram analisados por 14 dias de internação, ou seja, não permaneceram pouco tempo no hospital não. Este tempo pode ser o suficiente para aumentar os riscos de complicações pulmonares e infecções oportunistas.

Muitos pacientes não se sentem aptos ou capazes de se movimentar quando o fisioterapeuta chega no seu quarto após a cirurgia. Os próprios familiares e acompanhantes tem receio que o doente se movimente. Imagina-se que, quando mais imóvel melhor.

Porém, este pensando está incorreto. A mobilização precoce, isto é, movimentação, mesmo que leve, com exercícios de respiração, utilizando ou não equipamentos, e a movimentação dos membros (braços e pernas) realizada por profissional capacitado é fundamental para acelerar o processo de alta e a recuperação do paciente após a cirurgia.

Dra. Carolina Mozzini - Especialista em Fisioterapia Oncológica

Mestre e Doutora em Ciências – Oncologia - Formação em Terapia Física do Edema – Bruxelas/Bélgica

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027