Carnaval de candidaturas

Ivaldino Tasca, jornalista ([email protected])

Uma pergunta ninguém consegue responder com precisão no Brasil das eleições de 2018: quantos e quais são os pré-candidatos a Presidente da República em outubro? Também, com 35 partidos aptos a lançar candidaturas fica um fuzuê que lembra o carnaval que recém terminou.

Um problema que dificulta o País sair da crise é esse festival interminável de siglas. A isso se vincula um troca-troca, um pula-pula, de políticos mudando a sigla que não raro beira festa no meretrício. Tem politico que já trocou de partido oito vezes, quer dizer, um cara de firmeza ideológica que lembra palanque em banhado – ou essas birutas de campo de aviação.

Levei bons minutos tentando chegar a um número final de pré-candidatura a presidente do nosso Brasil amado, salve, salve e, claro, isso não foi possível.

A lista provisória tem Lula (PT - o cara está condenado, mas onde a vergonha é escassa fazer o quê?); Jair Bolsonaro (PSC ou PEN?); Geraldo Alckmin, João Dória e Marconi Perillo (PSDB); Luciano Huck (por sua fada madrinha, o FHC); Ciro Gomes (agora no PDT sua oitava sigla partidária); Manuela D`Ávila (PCdoB); Álvaro Dias (Podemos), João Almoedo (pelo Partido Novo, sacou?), Plinio de Arruda Sampaio e Sonia Guajajara (PSOL – partido que ainda tem outros três em conversação e um pré-candidato que ainda não se filiou!); Paulo Roberto de Castro (PSC); Henrique Meirelles (PSD); Cristovam Buarque (PPS); Roberto Rey (PRONA); o eterno Eymael (PSDC), Levy Félix (PRTB); Valeria Monteiro (PMN); Rodrigo Maia (DEM).

Se minha matemática está certa até o momento são 23 candidatos a candidatos a presidente da República Federativa do Brasil, uma das mais castigadas, nos últimos 25 anos, pela esquerda, pelo centro e pela direita.

A vida desses idealistas incorrigíveis, no entanto, não vai ser moleza, o que têm de obstáculos pela frente – até agosto, quando inicia propriamente a campanha eleitoral – não é mingau morno. Para os que aparecem nas pesquisas de intenção de votos a coisa é mais difícil. Pendências com a dona Justiça (que pretende mostrar serviço), disputas partidárias sanguinolentas internas, a malvada da grana (mais escassa nestes tempos de olho vivo no Caixa-2), o tempo curto de propaganda no rádio e na TV (fator que em ultima instância define o pleito), “alta rejeição ou falta de popularidade e impedimento para participar em debates são alguns dos desafios que os postulantes à Presidência e seus respectivos partidos ainda precisam driblar até agosto” – disse um especialista.

O tempo de propaganda tem sido o altar onde princípios ideológicos, programas de governos, projetos de governar com os mais aptos são imolados sem qualquer tipo de cerimonia. Vejam: 90% do tempo de Rádio e TV é distribuído proporcionalmente ao número de deputados federais de cada legenda e o restante distribuído igualitariamente: como nenhum partido tem tempo suficiente para encarar uma candidatura sozinho ele se vê obrigado a partir para a coligação e ai a porca começa torcer o rabo...

Levando em conta, ainda, que 25% da população apta a votar está descolada da realidade – nem sabe que Lula foi condenado – e outra parte pula e anda ou odeia politica, quem se arrisca a profetizar o que vai sair das urnas em outubro de 2018?

Foi pensando nisso que lembrei frase de Isaac Asimov que pode se aplicar ao contexto: “o aspecto mais relevante da vida de hoje é que a ciência progride em conhecimento mais velozmente do que a sociedade em sabedoria.”

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027