Sem ritmo e sem coerência

Coluna escrita pela jornalista Daniele Freitas

Antes de a bola rolar no Estádio de Libertadores, em Avellaneda, a projeção era uma: o empate conquistado fora de casa no primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana estaria de bom tamanho para o Grêmio. Nos primeiros vinte minutos de partida, a ideia ganhou força. Totalmente pressionado pelo Independiente, o gol do Tricolor foi um verdadeiro ‘achado’, um oportunismo de Luan em meio ao erro na troca de passes dos donos da casa. Seis minutos depois, a expulsão de Gigliotti, carimbada pela intervenção do árbitro de vídeo, aumentou a vantagem gremista. Naquele momento - como diz o velho ditado -, o time gaúcho teve a faca e o queijo na mão: a vitória parecia muito próxima. Parecia.

Não se trata apenas de não saber aproveitar a oportunidade: na primeira etapa, faltou competência à equipe de Renato Portaluppi. Mesmo com um jogador a mais, o Grêmio cedeu o empate. O intervalo de jogo teve gosto de alento - um alívio para a pressão exercida pelo clube argentino. Com o ingresso de Alisson, o Tricolor fez um segundo tempo melhor, porém não conseguiu marcar. A igualdade no placar deixou a decisão totalmente aberta para a Arena, na próxima quarta-feira (21). E, para a grande final, o reforço de Arthur no meio-campo, que deve retornar ao elenco para o jogo decisivo, seria providencial. O time carece de criação, pois, cá para nós, o gol não pode depender, exclusivamente, do erro do adversário.

O que chama a atenção nesse contexto é que o treinador gremista responsabilizou, novamente, a falta de ritmo de jogo pelo resultado obtido na Argentina. Isso eu entendo - e até concordo. Só não consigo compreender a lógica em usar essa justificativa e decidir poupar os titulares na partida deste sábado (17), contra o Veranópolis, pelo Gauchão. Com uma campanha ameaçada de rebaixamento no Estadual e a final da Recopa tão próxima, não há margem nem tempo para improvisações. Afinal, eu ainda não conheço outro jeito de adquirir ritmo de jogo que não seja jogando.  

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027