Amor em dose dupla

A notícia da gravidez pode vir acompanhada de muitas dúvidas: como cuidar do bebê? Como amamentar? A mãe será capaz de dar conta? E quando, na ecografia, você descobre que são dois ou mais bebês? As incertezas devem aumentar ainda mais. Sem dúvida, a mamãe de dois ou mais filhos merece uma atenção especial, pois as demandas de cuidado e atenção que os bebês exigem são intensas e cansativas, principalmente no primeiro mês.

Para as mamães que se perguntam ‘será possível amamentar gêmeos?’, a resposta é: sim.  Até dois bebês, temos histórias de sucesso no aleitamento materno exclusivo. Muitas mães optam por amamentar simultaneamente os dois bebês para sobrar mais tempo de descanso. Com o tempo, conseguirá se adaptar em uma posição confortável para amamentar nos dois seios ao mesmo tempo e a almofada de amamentação pode ser uma aliada nessa hora.

A rotina de cuidados diários aos bebês se torna mais leve quando compartilhada. Para isso é fundamental que a mulher, junto com seu companheiro e familiares próximos, se prepare com informações sobre os cuidados e a amamentação desde o Pré-Natal e que, principalmente durante os primeiros meses de vida dos bebês, alguma pessoa bem próxima esteja disponível para cuidar da mãe, de sua alimentação e dos cuidados da casa, para que ela tenha disposição para tomar conta dos bebês.

O leite materno é produzido no peito e na “mente” da mulher. A sua disponibilidade emocional e física para se dedicar aos bebês em tempo integral nas primeiras semanas de vida é fundamental. A produção de leite materno está relacionada ao consumo, ou seja, quanto mais o bebê suga, mais leite se produz. Dessa forma, a mulher que tem mais de um bebê produzirá conforme a necessidade de seus bebês, inclusive com os nutrientes necessários.

Ao amamentar, vale a dica de alternar os seios para cada bebê, em mamadas diferentes, tendo em vista as possibilidades de diferenças entre as mamas de produção láctea e de mamilos.  Esta prática também é importante para que o bebê alterne o posicionamento de mamar. Em caso de trigêmeos ou mais, é necessário realizar um rodízio, no qual cada bebê tenha oportunidade de sugar e de aproveitar o leite materno em diferentes momentos.

Em caso de dificuldade para amamentar ambos ao mesmo tempo (ou trigêmeos), recomenda-se que retire o seu leite e ofereça em um copinho para o bebê que não estiver sendo amamentado naquele momento. Em caso de gêmeos que necessitam de internação Neonatal e não podem ser amamentados logo após o nascimento, é importante que a mãe retire o leite a cada três horas para manter a produção de leite para o momento em que possa alimentar seus filhos.

Em geral, quando a mulher é bem orientada, apoiada e se sente segura, o complemento, com fórmulas lácteas, não é necessário. Os bebês mamam de 8 a 12 vezes por dia e, conforme vão crescendo, as mamadas duram menos tempo e com intervalos maiores entre elas.

Escrito por Michele Ferreira; Enfermeira pós-graduada em Neonatologia. Contato pelo e-mail: [email protected]

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027