Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Para as mães quase em desuso

? Mães de filhos adultos olham para trás tentando identificar onde foi que ficaram sem uso. Tentam lembrar quando deixaram de cortar as unhas dos rebentos, onde foi que se perdeu o ritual de escovar os dentes e para onde voou o aviãozinho usado quando as crianças não queriam comer.

Mães de filhos adultos passam dias inteiros chorando sobre malas de fujões, procuram por cheiros e sinais dos filhos que já se foram para a vida e não acreditam que sejam tão bem cuidados quanto foram em casa com elas. Já o pai ostenta aquele sorriso de cumplicidade, sabedor de que as crianças da mamãe, para ele, são homens e mulheres aptos a baterem suas asas.

Mães de filhos adultos, hoje, ficam em casa quando as filhas e noras se dirigem para a maternidade, dando o lugar que seria delas até então, para doulas, pediatras, médicos e para aqueles escolhidos como companheiros de vida. No outro dia, essas mães terão sorte se forem chamadas ansiosamente para ajudar. O mais certo é que sejam chamadas para dar colinho ao bebê, ficando explícito o fato de que os pais estreantes já sabem tudo, dispensando os conselhos e pitacos bem intencionados, já que a experiência de antigamente está ultrapassada.  Mas elas sabem que seu amor e olhar atento serão requisitados logo, logo.

Mães de filhos adultos são fiscalizadas no intuito de controlar os doces que rolam no lugar que agora é casa da vovó e do vovô. As janelas e sacadas recebem obrigatoriamente telas de proteção e recomendações de que objetos pequenos sejam sumariamente banidos. E as crianças tornam-se visitas aguardadas, para que a transgressão seja implementada. As mães e a sogras de adultos são especialistas em dissimulação, em pequenas mentiras que escondem sorvetes, chocolates e brincadeiras muito perigosas, como pular na cama, recortar coisas e brincar na água. O vovô torna-se cavalo invariavelmente, gerando o perigo da criança cair de seu lombo. É a vingança que o estado de obsolescência gera! As vovós tornam-se imprescindíveis de novo! Pelo menos para os netos.

Quero aproveitar para parabenizar as mães de filhos adultos. Esses adultos autônomos, em dado momento, foram encorajados a escovar os dentes, cortar as unhas, observar o mundo com seus próprios olhos, fazer suas escolhas, eleger livremente os companheiros e companheiras e a trabalhar para suprir o sustento. Tornarmo-nos desnecessárias é um pouco doloroso, mas coroa uma vida inteira.

Quero abraçar as mães de filhos com necessidades especiais, por que essas, em grande medida, serão necessárias a vida toda. Conheço muitas mães felizes com seus filhos dependentes de várias formas e essa felicidade deve-se ao estofo de que as mães são feitas, cujos ingredientes são: amor desmedido, resiliência, alegria, superação, inteligência emocional, humildade para procurar ajuda e a visão de que elas mesmas são fortalezas necessárias para que tudo dê certo.

As mães de filhos adultos esperam no Dia das Mães convites para almoçar, muitos beijos e abraços e o silêncio dos netos e netas, quanto às derrapadas da semana, na casa da vovó. O vovô certamente não vai contar nada!

Em tempo: se quiserem nos presentear a gente aceita, desde que não precisemos compartilhar nosso presente com ninguém. Só os netos podem tocar em coisas preciosas do tipo perfumes, maquilagem, colares, pulseiras e chocolates belgas. Fica a dica!

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027