HSVP, UPF e Aeroporto: importância da cooperação

Quem mourejou no clima de medo 1968 e agora curte chance ímpar de vivenciar com liberdade o 2018 tem a grata e rara chance de sopesar os dois momentos apalpando os resultados dos atos de antanho no cotidiano de hoje. E pode comparar – eis algo vital – os resultados concretos de diferentes visões de mundo.

Os últimos dias deste emblemático ano de 2018 têm sido prenhes de significados para que jovens projetem como vão se inserir nos próximos cinquenta anos. Para mim, ainda, gera emoções e obriga repensar sobre as visões de mundo digladiadas no passado que parecem persistir. Singularmente porque minha geração que obtém o que desejava, ou seja, ascender o poder após derrotar o arbítrio, falha rotundamente, ponto, no meio do caos, de parcela expressiva da população crer que democracia é algo supérfluo.

Claro, a pesada carga de tensão imposta pela ditadura (idem sermões católicos e a arrogância juvenil) tornando o ar quase irrespirável também tem parcela de insensatez pelo estupido maniqueísmo que nos pautava. Nós éramos os bons, que não estivesse conosco eram maus – e precisavam ser eliminados.

Do alto de nossa sapiência debochávamos quando citavam Adam Smith: “A sociedade civilizada em todas as épocas necessita da cooperação e da assistência de grande numero de pessoas”. Por que o deboche? Nossa mente juvenil colocara Karl Marx como dogma com a benção de Deus: “A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de casses”. Sacal, mas reclamar para quem se, no dizer de Richard Rorty, “não há nada em nosso íntimo, exceto o que nós mesmos colocamos lá”.

Nesse contexto, a tragédia para o Brasil (idem Venezuela e dezenas de países que continuam na pobreza) está no fato de que negligenciamos na busca da cooperação e optamos pelo confronto. Crê ou morre! Vida ou morte! É exigência da luta de classe que nunca criou nada positivo, não vai criar mas continua como dogma dos incautos!

Agora em 2018 ao falar em cooperação podemos citar a UPF, por exemplo, uma obra maiúscula de nossa história. O que era ideia comunitária se torna obra cujos efeitos positivos para Passo Fundo e região ainda são difíceis de mensurar. E o mais genial: é obra nossa, ou seja, da comunidade apesar de todas as divergências e crises. O que seria desta parte do Rio Grande do Sul sem ela?

Outro exemplo espetacular quando puxamos o quesito cooperação está nesse empreendimento maiúsculo chamado o Hospital São Vicente de Paulo que chega aos cem anos (fruto de outro sermão, este do tipo agregador). O que seria desta parte do Rio Grande do Sul sem o HSVP? O mesmo vale para o Hospital da Cidade, também obra coletiva, também algo resultante do esforço denodado de incontáveis pessoas. E vale para o Instituo Educacional, para o Notre Dame, para o Conceição.

A chave de tudo? Colaboração.

Agora, como que para resgatar a filosofia dos temos antigos, na sexta-feira dia 22 de junho, ato solene realizado na UPF mostrou a força da colaboração. Reunindo políticos de vários partidos, pessoas de diferentes organismos públicos e privados foi assinado o documento que garante as obras do novo aeroporto. E foi tão especial essa histórica celebração da importância da cooperação que até quem mantém a velharia do confronto na cabeça estava ali aplaudindo.

Quer dizer, tudo muito simples. Como diria Rorty “se podemos contar uns com os outros não precisamos depender de mais nada.”.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027