Especial | Dia do Médico - 2015

A medicina e o avanço tecnológico

A medicina e o avanço tecnológico
Foto: Divulgação

Para o vice-diretor médico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e Tutor do Programa Mais Médicos para o Brasil da UFFS, Dr. Julio César Stobbe, o exercício da medicina é sempre maravilhoso. “Desde que haja uma escolha vocacionada para isso”, destaca. “A tecnologia e os avanços são aliados importantes no exercício da profissão e devem vir como adjuvantes e não substitutivos das pessoas”, pontua Stobbe.

O profissional salienta, que ser médico nos dias de hoje, parece ser mais fácil, devido alcance maior, em função da tecnologia. “Visto da perspectiva de quem vive nos dias atuais, parece-me que é mais fácil. O acesso à informação de fácil alcance em qualquer lugar do mundo, as distâncias cobertas por formas de transportes mais efetivos, métodos diagnósticos mais sofisticados e tratamentos mais eficazes. Porém, sob o aspecto de acompanhar toda essa tecnologia, o grau de exigência é muito maior”, opina.

A cada dia, novos exames clínicos ou aparelhos, facilitam, para que os profissionais da saúde, obtenham mais resultados para cuidados com pacientes. “A evolução tecnológica é aliada importante no resultado de diagnóstico e tratamento. Porém, não substituem medidas essenciais como uma história adequada do paciente e um exame físico bem feito. Daí em diante a tecnologia pode ser uma aliada, desde que utilizada de forma comedida e analisando sempre a eficácia do método”, destaca Stobbe.

Sobre o futuro tecnológico aliado ao profissional médico, ele esclarece. “O futuro é muito promissor, em poucos anos o conhecimento aumenta de forma exponencial, diagnósticos serão facilitados ainda mais e tratamentos terão eficácias inimagináveis”. Questionado sobre o que os profissionais têm à comemorar no Dia do Médico, ele avalia. “Ser médico, ainda é uma tarefa humana, onde a tecnologia vem em segundo plano e onde podemos exercer livremente nossa humanidade”.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027