Especial | Frinape 2015

Creral aumenta leque de serviços

Creral aumenta leque de serviços
Foto: Divulgação

Depois de distribuir e gerar energia, telecomunicações são a nova aposta

A Creral – Cooperativa de Eletrificação Rural existe desde 1970, quando foram criadas as primeiras redes de energia no Município de Sananduva. Há 15 anos, ela trabalha com geração de energia e desde 2014, por ocasião dos 45 anos de sua fundação, passou a oferecer serviços de telecomunicações por meio da Creral Telecom, começando pela internet com projeto piloto em Sananduva, que recebeu as primeiras redes há mais de um ano. De acordo com o secretário, Edilson Guzzo, a empresa também já está atuando com este serviço em Erechim e Getúlio Vargas, e no dia 20 de novembro estará lançando o serviço em Ibiaçá. “É um serviço novo, porém com muitas perspectivas porque se tornou um insumo básico, tanto para lazer, diversão, informação e formação, quanto ferramenta de trabalho”, reconhece Guzzo, que revela que na plataforma da Creral Telecom, além da internet há projetos de telefonia e TV a cabo que estariam dependendo apenas de uma assinatura.

Conforme Guzzo, todo o trabalho da Creral Telecom é baseado na tecnologia que usa a fibra ótica. “Para garantir serviço de qualidade, fizemos parceria com Chapecó/SC e construímos uma rede física de 200 quilômetros de lá até Erechim. Também fizemos outra parceria e construimos rede de Erechim a Passo Fundo, porque se uma romper temos possibilidade de alimentar pela outra. No caso das duas romperem temos, ainda, uma terceira fonte alimentadora (antena), que mesmo em situação precária permitirá atender nossos clientes. Somado à tecnologia estamos montando uma equipe técnica qualificada porque queremos ser o melhor na prestação deste serviço também”, acrescentou.

Durante a Frinape, a Creral Telecom está disponibilizando telefone e internet à área institucional da feira e alguns pontos livres (wi-fi). No estande, localizado no Pavilhão da Indústria, Comércio e Serviços, há roteadores que permitem aos visitantes acessarem a rede via smartphones e testar a qualidade e a velociadade da internet. Também há dois computadores que demonstram a capacidade e a tecnologia desse serviço.

Guzzo observa que a Creral tem, hoje, no seu projeto de distribuição de energia 8 mil clientes. Na parte de geração, os mesmos sócios, e na Creral Telecom, onde a Creral Geração é sócia junto uma empresa de Santa Catarina e uma coopertiva de Sananduva, 15 mil clientes atendidos no RS e SC por meio das entidades e parcerios. 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027