Especial de 80 Anos do Grupo Diário da Manhã | Empresas

Cooperatividade do interior às cidades

Cooperatividade do interior às cidades
Foto: Divulgação / Assessoria Coprel

A Coprel, uma das cooperativas mais significantes do interior do Estado, vem expandindo suas ações a cada dia, ampliando os ramos de atuação e também os locais: hoje, a cooperativa já se encontra em muitas cidades gaúchas, e das mais diversas maneiras

A história da Coprel teve seu início ao longo da década de 1960. Na época, as comunidades rurais de Ibirubá e dos demais municípios da região do Alto Jacuí careciam de luz no interior. A necessidade destas famílias de agricultores não era atendida pelas grandes concessionárias, nem vista como prioridade pelo poder público. Desta forma, o desafio ficou nas mãos de pessoas de muita determinação e coragem. Uma destas pessoas foi Olavo Stefanello, prefeito de Ibirubá, à época. Mobilizando lideranças rurais e políticas da região, Stefanello levou adiante a criação da cooperativa, através da elaboração de um projeto regional de eletrificação rural, com o qual posteriormente conseguiu financiamentos a longo prazo e a juros baixos. Em 14 de janeiro de 1968, é assinada a ata de criação da cooperativa, com 56 sócios-fundadores.

Com a cooperativa fundada, o projeto de eletrificação passa a ser apresentado aos agricultores de diversos municípios. Olavo Stefanello, responsável por transmitir os objetivos da cooperativa e obter apoio à causa, atingiu os objetivos: começa então a ser concretizado o crescimento da Coprel.

A Coprel teve como 1º Presidente Edmundo Roewer (1968 – 1973), sucedido por Olavo Stefanello (1973 – 1984). Jânio Vital Stefanello sucedeu Olavo, e é o atual Presidente da Coprel.

E é justamente por essa carência da comunidade interiorana dessa região do Estado que a Coprel aposta em investimentos. “No início da história da Cooperativa, a energia era utilizada quase que somente para iluminar as propriedades estratégicos. Com o passar dos anos, o desenvolvimento do interior, a grande quantidade de equipamentos elétricos e a necessidade de energia elétrica em 100% do tempo mudam essa realidade, exigindo redes com maior capacidade. Por isso, a Coprel direciona seus investimentos em energia em um planejamento plurianual (5 - 10 anos), identificando as áreas de maior crescimento, além de incentivar este desenvolvimento em todos os municípios de atuação”, aponta o atual Presidente da Cooperativa, Jânio Vital Stefanello.

O notório crescimento da Coprel se deve, também, ao forte vínculo com a comunicação que a Cooperativa sempre visou, reitera Stefanello. A Coprel sempre priorizou a comunicação com seus cooperantes e a transparência em suas ações. Neste sentido, os veículos de comunicação têm papel fundamental para construir a cooperativa que queremos e o Grupo Diário da Manhã, por estar em um município estratégico de grande importância regional, sempre trouxe a público as informações com isenção e responsabilidade, dando ainda mais credibilidade às informações da cooperativa”, ressalta ele.

Compromisso social
Com a constante firmeza em sua conduta, a cooperativa conseguiu cumprir o objetivo que hoje compõe a sua missão: estimular o desenvolvimento regional sustentável através da distribuição de energia elétrica de forma cooperativa.

O compromisso com seu quadro social, os valores que norteiam as ações da cooperativa e a gestão participativa permanecem desde a fundação, solidificando um relacionamento de confiança com os cooperantes.

A Coprel também busca a excelência no atendimento e a modernização dos processos para ser referência entre as distribuidoras de energia elétrica. A cooperativa assumiu projetos de geração de energia, e possui três Pequenas Centrais Hidrelétricas próprias e outras duas em parceria com outros investidores. Para dar andamento a esta atividade e aos programas sociais, que devem ser desvinculados da distribuição de energia conforme regulamentação da ANEEL, em 2006 foi criada a Coprel Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento.

Para além da energia elétrica
Além desta demanda por energia elétrica que as famílias tinham, de forma cada vez mais presentes em suas vidas, a necessidade de comunicação também se fez fundamental, nascendo, assim, a Coprel Telecom, cujo nome comercial dos serviços oferecidos é Triway Internet e Telefonia. A empresa possui o compromisso de levar comunicação de qualidade para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus clientes, por isso, a qualidade no atendimento e no serviço prestado são fundamentais em todas as operações. “Certamente, toda essa trajetória contribui para uma organização sólida, que busca oferecer o melhor em serviços e se desafia dia após dia para melhor atender os seus cooperantes”, afirma o Presidente da Cooperativa.

Do interior às áreas urbanas
Atualmente, além de levar energia para o interior de 72 municípios no Estado do Rio Grande do Sul, a Coprel também está atendendo a áreas urbanas, distritos industriais e loteamentos, aumentando seu foco de negócio em conjunto com o crescimento das cidades e o desenvolvimento do setor industrial. A cooperativa atende 13 áreas urbanas com exclusividade e, em um grande número de municípios, está presente nos distritos rurais e loteamentos.

A cooperativa em números
A Coprel, em extensão de redes, é a maior cooperativa de eletrificação do Brasil.
Sua área de permissão é de 19.310 km².
A cooperativa possui 17.714 km de rede construídas, redes estas sustentadas por 175.027 postes, sendo 88% de concreto.
Atualmente, 50.569 famílias são atendidas pela Coprel.

Mais expansão em vista
“Trabalhar com um sistema elétrico ainda mais moderno, com mais interligações e automatização, buscando alternativas para menores impactos das intempéries do tempo (raios e ventos fortes) que inevitavelmente, causam danos às redes”: isso é o que espera o Presidente da Cooperativa para o futuro da Coprel.

“Temos em nossa região de atuação, principalmente em Passo Fundo e municípios próximos, a previsão da continuidade deste crescimento dos últimos anos e nosso planejamento estratégico já contempla investimentos para aumentar a capacidade instalada nesta região”, garante ele, corroborando que a meta da Coprel é expandir mais e mais.

Outro investimento expressivo, conforme Stefanello, é através da Coprel Telecom, que oferece soluções inovadoras em telecomunicações, com uma rede de fibra ótica que supera as tecnologias de mercado. “Passo Fundo e diversos municípios da região já têm acesso à esta tecnologia, que gradualmente vai sendo ampliada através da internet via rádio, para os distritos e localidades do interior”, assegura.

E ainda mais que isso, “na área de geração, acreditamos ainda que as alternativas geradoras de energia com menor impacto, como as pequenas centrais hidrelétricas, a energia eólica, solar e a biomassa deverão ser valorizadas, sendo importantes para atender a esse crescimento da demanda por energia elétrica”, finaliza.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027