Especial de 80 Anos do Grupo Diário da Manhã | Empresas

Desafio de aprender a construir

Desafio de aprender a construir
Foto: Divulgação IMD

Partilhar o conhecimento, inclusive o espiritual, é desafio de aprender a construir a vida com sentido e de forma enriquecedora

A Escola Redentorista Instituto Menino Deus teve seu início com a compra do terreno e a construção da primeira casa no ano de 1952. Em 1959 houve a transferência para o novo e atual prédio onde iniciaram as atividades escolares para uso exclusivamente de formação sacerdotal e religiosa. Na década de 1960 o colégio começou a receber alunos (meninos) externos, professores não padres, no que implicou em mudanças pedagógicas. Em 1972 o colégio começa a aceitar também alunas (meninas). Nesta época o Museu Menino Deus recebeu sua sala de instalação. Em 1989 iniciam-se as obras de construção do atual ginásio de esportes. Na década de 1990 ampliou-se a educação para as séries iniciais, havendo reformas estruturais e pedagógicas, fortalecendo atividades como o FAPEC - Festival Artístico de Poesia, Encenação, Coreografia e Canto - que se encontra na sua 45ª edição e, oferecendo modalidades de oficinas esportivas, linguísticas e tecnológicas.  Hoje contamos com mais de seiscentos e cinquenta estudantes de educação infantil a ensino médio. Uma escola voltada para a educação humanizadora e com atenção especial para o equilíbrio ecológico. O conhecimento como instrumento de descoberta e de formação integral faz do Menino Deus, hoje, uma escola reconhecida pedagogicamente em Passo Fundo e região. A política educacional de nossa escola prima pelo desenvolvimento de uma educação interativa e criativa, em que a atuação de forma cooperativa, forme sujeitos do conhecimento. Dentro destes princípios desenvolvem-se os projetos pedagógicos.

A Congregação dos Missionários Redentoristas, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, tem como carisma seguir o exemplo de Jesus Cristo, exemplo de vida em abundância e cheia de esperança.  Com os princípios de “serem fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e dados na oração”, buscam, os Redentoristas, transmitir aos estudantes e comunidade a vivência das virtudes cristãs e o gosto pela caridade solidária. Acolher, perdoar e fortalecer-se no espírito cristão traz a humanidade para um caminho de partilha.  Partilhar o conhecimento, inclusive o espiritual, é desafio de aprender a construir a vida com sentido e de forma enriquecedora.

Aprender com confiança
A vida é sempre marcada por encontros e desencontros. Com as duas possibilidades nós crescemos, porém, o como, é a grande diferença.  A confiança e autoestima são embasadoras ao longo da vida na medida em que nos defrontamos com os desafios e o que fazemos com eles.  Não significa que não vamos errar, não significa que não iremos perder, mas, o sabor maior de tentar de novo, de buscar acertar até encontrar a resposta nos faz persistir, ter coragem e atitudes que fazem a diferença na vida.  Os desencontros, as tentativas frustradas serão encaradas como parte do processo e não como final de etapa.  São analisadas com o espírito de buscar estratégias de superação e não como simples sinais de incapacidades paralisantes, rotulatórias.  Por que o lançar-se para escrever é tão importante, o desafiar-se para calcular no tabuleiro de xadrez, o imaginar um passe no esporte, que se compõe com o entendimento com os colegas, o arriscar-se em se colocar no lugar do poeta que nos propõe outra face de encantamento com o cotidiano.  Tudo isto nos faz sujeitos.  Entretanto, não é só isso, o exercício da paciência, da segurança, no refazer muitas tarefas, completa o caminho de uma boa aprendizagem que não dispensa a observação, a crítica e a tenacidade da perseverança.  O papel do professor que lidera no convívio das relações dos grupos para apontar caminhos de por onde prosseguir, comanda a diferença.  Na verdade, todos estes fatores, completam a trajetória da educação que tem a confiança como pressuposto na estrada do  humanizar.  A Escola Redentorista Instituto Menino Deus tem este perfil. Pela humanização criar espaços para o instituir das pessoas, com seus talentos, alegrias e tristezas.  Atitudes positivas de curiosidade, de criatividade, de  imaginação e superação frente a Vida.  Em nosso jornal algumas doses deste trabalho, construído em parceria com as famílias que nos compõe.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027