Especial de 80 Anos do Grupo Diário da Manhã | Empresas

Trabalho conjunto para informar com responsabilidade

Trabalho conjunto para informar com responsabilidade
Foto: Édson Coltz / DM

As alterações sociais e políticas do país frequentemente pautam as reportagens e demandam a interação entre a redação do jornal e profissionais do Direito

A responsabilidade de atender aos anseios do leitor por informação com qualidade exige daquele que produz as reportagens, publicadas diariamente no jornal, agilidade e contatos com boas fontes. Os anos de faculdade preparam o profissional jornalista, inclusive de forma teórica sobre uma variedade de temas, mas, ainda assim, as matérias que são fruto de seu trabalho demandam a inclusão de informações de conhecimento apenas de profissionais de outras áreas, como do Direito, por exemplo. Novas leis, alterações nos direitos ou benefícios trabalhistas, processos em tramitação envolvendo pessoas públicas, são pautas frequentemente em alta e do interesse da comunidade, e, justamente por isso, obrigatoriamente, devem ser incluídas nas páginas do jornal. “O que tenho acompanhado, até pela minha experiência como professor, além de advogado, é que nunca se teve tanto assunto jurídico, seja Direito Público, Empresarial ou Penal, sendo tratado com tanta ênfase pelos veículos de comunicação”, observa o advogado Alcindo Roque, do Escritório Roque Advogados Associados.

Em sua visão, muitas das pautas trabalhadas pelos veículos de comunicação trazem a repercussão de questões que envolvem a sociedade, empresa, repartições públicos,  na esfera jurídica, “ou seja, as pautas sempre tiveram no âmbito jurídico grande ênfase”. “Mas, isso é na verdade um pouco da história brasileira. Se considerar a influência das faculdades e profissionais do Direito na sociedade e nos diversos campos, faz com que o universo da atuação profissional do Direito acabe sendo importante também para a liberdade de comunicação, informação e também  a formação de opinião”, pondera Roque, ao fazer uma relação com a forma de trabalho tradicionalmente observada no Grupo Diário da Manhã. “Entendo que a sociedade é mais democrática a medida que os meios de comunicação trabalham de uma forma independente. O que tenho assistido como advogado e parceiro do grupo Diário da Manhã ao longo dos anos é exatamente uma atuação independente, autônoma, segura”, opina.

O jornalismo, complementa ele, tem tido um protagonismo grande nos movimentos sociais e políticos, na medida em que está comprometido com a liberdade de informação, mas, principalmente, quando aborda os aspectos complexos que envolvem a notícia e a sociedade.  “A população tem direito a ser informada, com seriedade, profundidade, e um dos caminhos que acho necessário par ao jornalismo é não se limitar a enfrentar os fatos jornalísticos com superficialidade”, pontua, ainda.

Trabalho conjunto
Assim como para a construção de uma reportagem são necessárias consultas a diversos entrevistados e o jornal é resultado do trabalho de várias mãos (jornalistas, editores, diagramadores, funcionários do setor comercial e gráfico, entre outros) o trabalho conjunto também é considerado importante por Alcindo Roque para o cumprimento das metas no escritório de advocacia. Professor universitário, com 25 anos de experiência, Roque prioriza a articulação entre todos os colaboradores como forma de atender plenamente o cliente. “O trabalho que se faz é em equipe, ou seja, trabalho com um modelo de gestão em que a equipe trabalha coletivamente. Valorizando o individual, mas também a produção coletiva”, reafirma ele.

Fundado em 1996, atualmente, o escritório Roque Advogados Associados conta, entre seus colaboradores, com cinco advogados e costuma atuar em áreas como do Direito Público e Empresarial, que, nesse caso, envolve causas trabalhistas e ambientais, por exemplo.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027