Diário da Manhã

Expodireto Cotrijal 2016 - Personalidades do Agronegócio

Há dezessete anos presente na feira

Há dezessete anos presente na feira
Foto: Divulgação / UPF

A Universidade de Passo Fundo juntamente com professores, funcionários e alunos participam todos os anos da Expodireto Cotrijal

Professor da FAMV há 32 anos e atual diretor, Hélio Rocha, é engenheiro agrônomo, possui mestrado e doutorado em produção animal pela UFPel e UNESP de Botucatu - SP. Conta que escolheu essa profissão por gostar de trabalhar com plantas e animais. Atraente ministro das disciplinas de Produção de Ovinos, Produção de Caprinos e Apicultura para os cursos de agronomia e medicina veterinária. O vínculo de Hélio com a Universidade de Passo Fundo iniciou em 1982, desde então acompanhou diversos projetos relacionados a instituição, um deles é a participação da UPF na Expodireto Cotrijal. O engajamento dos cursos de agronomia e medicina veterinária ocorre desde a primeira edição da Expodireto, frisando o agronegócio que está intimamente ligado a formação dos profissionais egressos nos cursos, possibilitando a interação entre conhecimento acadêmico e a prática agropecuária.

Na 17a edição da feira a universidade levara para os milhares de visitantes suas pesquisas e serviços. A feira considerada uma das principais no setor agrícola da América latina, reúne os principais centros de pesquisas e empresas ligados à agricultura de precisão.

Para Hélio Rocha, é uma oportunidade de colocar em evidência os cursos da Universidade, ligados ao agronegócio, e ainda possibilita uma aprendizagem e uma relação direta entre alunos e a comunidade. “Para nós é um grande aprendizado, para que a gente possa disponibilizar aos nossos alunos a importância da feira para toda região e país em termos de agricultura, onde são expostas inovações tanto na parte de máquinas, de tecnologias e no desenvolvimento de novas cultivares de plantas, a parte da genética. Então todo esse viés na parte agrícola é muito interessante para as áreas dos nossos cursos de agronomia e medicina veterinária”.

A Universidade de Passo fundo está entre os expositores desde a primeira edição da feira e leva para a Expodireto os laboratórios de sementes, grãos e de solos, mostrando os materiais de estudo e esclarecendo dúvidas. Também conta com o Hospital Veterinário, o laboratório de biotecnologia, o centro de pesquisas de alimentos e o centro de pesquisas de extensão agropecuária, disponibilizando informações em todos os seus stands. “Como exemplo cito o projeto de produção de ovinos de corte, que anualmente é apresentado aos produtores como uma alternativa de renda dentro da propriedade rural. Assim, outros projetos também são apresentados anualmente. Como atual diretor da FAMV tenho a responsabilidade de mostrar, juntamente com os demais colegas os cursos de graduação, pós-graduação e serviços prestados pela unidade. A feira sempre tem coisas novas para a gente apresentar. Está participando o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) que levará ao publico o serpentário, que normalmente é uma atratividade muito grande para as pessoas, com toda parte ambiental mostrando que é extremamente importante a preservação desses animais. Nós demonstramos também na parte de pesquisa e informações três programas de pós-graduação da unidade que estão disponíveis ao nosso público”.

A UPF apoia os alunos da instituição e auxilia os estudantes para irem até a exposição, com excursões programadas toda a semana, onde esses alunos poderão se dirigir para a Expodireto juntamente com seus professores. O diretor ainda salienta que a exposição em todas as edições qualifica e reúne centros de pesquisa. “A Expodireto na realidade é uma congregação de todo setor produtivo, e ainda se alinham as novas possibilidades de termos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento científico apresentados a uma fluência de gente não só do país como do exterior. Nós temos possibilidade de estar inserido dentro da comunidade regional, nacional e internacional com todas as atividades que desenvolvemos. Eu basicamente como professor tenho interesse no sentido todo. Possibilitar aos alunos uma visão mais ampla do agronegócio é algo de total importância para mim”.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Divulgação / UPF

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027