Especial | DM Erechim 30 Anos

O vice-prefeito, Arlindo Madalozzo

O vice-prefeito, Arlindo Madalozzo
Foto: Arquivo / DM

No ano em que o Diário da Manhã de Erechim foi fundado, o Poder Executivo era comandado pelo prefeito Jaime Luiz Lago e pelo seu vice Arlindo Madalozzo, ambos do PDS. No dia da inauguração do Jornal, Jayme Lago estava em viagem e foi representado pelo vice, que junto com outras autoridades, cortou a fita inaugural do empreendimento do saudoso Dyógenes Auildo Martins Pinto.

Madalozzo só exerceu uma vez função pública, sendo vice-prefeito de Erechim na gestão de Jaime Lago, durante o período de 1º de fevereiro de 1983 a 1º de janeiro de 1989. Desde 1970, quando retornou de Porto Alegre, onde estudou Engenharia, participou da Accie – Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, inclusive acompanhando in loco o retorno da Frinape, em 1982, e suas edições posteriores, a Festa Nacional do Chimarrão, além de outras atividades.

Natural de Erechim, Madalozzo, que está com 70 anos, reside há 12 anos em Sinop (Mato Grosso), de onde concedeu a entrevista que segue. Confira:

Diário da Manhã – Por que o prefeito Jayme Lago não compareceu à inauguração do Diário da Manhã?
Arlindo Madalozzo - O prefeito Jayme Lago sempre foi um incansável batalhador na busca de recursos quer sejam estaduais ou federais para o Município de Erechim. Nunca mediu esforços para encaminhar projetos. Sempre que se ausentava, transmitia o cargo para a minha pessoa e com isso assumi diversas vezes como Prefeito. Na ocasião em que foi inaugurada a sede do Diário da Manhã na cidade, Jaime estava viajando e tive a honra de representar o Poder Executivo e participar daquele ato.

DM - Além de político o senhor era empresário. Quais as dificuldades para fazer a boa política e empreender naquele período?
Madalozzo – Quando de nossa eleição, nosso partido político era o PDS e sucedemos a administração de Eloi João Zanella, da qual Jayme Lago havia sido secretário da Administração. As dificuldades empresariais eram enormes tanto é que naquele período foi implantado o Distrito Industrial de Erechim, que foi a verdadeira “menina dos olhos” tanto do prefeito Jaime Lago como do ex-prefeito Zanella. Esse empreendimento foi de grande valia para o Município e está devidamente comprovado pelas empresas que atualmente estão instaladas com o excelente número de empregos que gera.

DM – De quais líderes políticos e empresariais da cidade o senhor recorda e por quê?
Madalozzo – A liderança política daquela época estava nas pessoas de Firmino Girardello, Celso Testa, Afonso Tacques, Marino de Andrade, Eloi Zanella, Sérgio Maccagnini, Antonio Dexheimer e tantos outros, além dos vereadores. Da liderança empresarial na área de indústria, que era a minha atividade profissional, lembro-me bem de Menno Reuwsaat, Alderico Flavio Massignan, Jandir Cantele, Flavio Zanardo, Maximino Tormem, Nilton Groch, Julio Brondani, Jaci Delazzeri e também tantos outros. Também tínhamos muitas no setor do comércio, dentre os quais tivemos maior contato com José Brisamar, Antonio Ferretto, Ricardo Meneguzzo, Oscar Roissman, Silvino Zaffari, Francisco Franceschi, Hugo Caldart, Marino Bordin e também tantos outros mais.

DM – Que fato político marcou positivamente e negativamente a sua vida em Erechim? Por quê?
Madalozzo – Mesmo com a honra em ter sido vice-prefeito de nossa querida Erechim, ao qual dedicamo-nos, Jaime e eu, de forma incansável e com muito esforço, apesar de tudo o que foi feito e encaminhado, sempre sobram ainda tarefas a serem executadas e dificilmente consegue-se agradar a 100% da comunidade. No entanto, temos a consciência tranqüila de ter feito o melhor possível para aquela época.

DM – Quando e por que deixou Erechim?
Madalozzo – Após o encerramento das atividades da empresa de nossa família na cidade, exerci consultoria junto à Unisinos, de São Leopoldo, e também junto ao Sebrae, de Lajeado. Posteriormente, surgiu uma oportunidade para auxiliar na administração de uma empresa varejista de material de construção em Sinop (MT), onde estamos residindo há mais de oito anos

DM – O que dá saudade de Erechim?
Madalozzo – A convivência pessoal com os familiares e amigos é motivo de muita saudade, no entanto, com as facilidades existentes hoje em dia em transportes e comunicações, sempre temos a oportunidade de diminuir em muito as distâncias.

DM – Como viu a chegada do Diário da Manhã à cidade naquela época e como vê hoje, mesmo não estando mais na cidade, mas sendo, neste momento, procurado pelo veículo para ajudar a contar a história do jornal, que completa 30 anos de fundação?
Madalozzo – Entendo que a imprensa deve ser sempre prestigiada, pois tem papel fundamental na construção da democracia. A chegada do Diário da Manhã à cidade, naquela época, recebeu todo o apoio da comunidade e das autoridades, pela importância de ser mais um grande veículo de comunicação. Atualmente o Diário da Manhã, através da internet, me proporciona o prazer de ficar inteiramente a par dos acontecimentos e notícias da cidade que tanto me dediquei e tanto me dá saudade.

DM - Como era o relacionamento do Município com o Estado e a União naquela época?
Madalozzo – Na época de nossa eleição Amaral de Souza era Governador do Estado em final de mandato e assumiria em seguida Jair Soares, sendo sucedido em 1987 por Pedro Simon. O relacionamento do Executivo erechinense sempre foi cordial e dentro das possibilidades. Eram apresentados muitos projetos para carrear recursos ao Município. No entanto, as possibilidades dos órgãos Estaduais e Federais eram de muita dificuldade, por isso um contato muito mais frequente se fazia necessário.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Arquivo / DM

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027