Diário da Manhã

Especial | Passo Fundo 159 anos

A vida em outros ritmos

A vida em outros ritmos
Foto: Natalia Arend / DM

Há 56 anos a Assistência Social Diocesana Leão XIII transforma vidas em Passo Fundo. A entidade acompanha famílias inteiras, oferece escolas de educação infantil a cursos profissionalizantes

Muitas histórias já se formaram e se transformaram nos corredores da Assistência Social Diocesana Leão XIII. A do músico Raniel Leiria Ferreira, de 23 anos é uma delas. Ele é um caso  típico na história dos estudantes da instituição, que começou a frequentar a Leão XIII ainda pequeno, na escola de educação infantil, participou do programa de fortalecimento de vínculos, criado para atender crianças de 06 a 15 anos e fez alguns dos cursos profissionalizantes  que foram fundamentais para Raniel escolher a carreira que escolheu seguir.

Hoje Raniel continua o vínculo com a Leão XIII dando aulas de música para crianças e adolescentes que hoje trilham o caminho que um dia ele percorreu. “Nós queremos fomentar nas crianças a ideia da música não só como cultura mas como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para eles”, conta o músico.

Raniel conta que está realizado trabalhando com música e durante o tempo que está trabalhando na entidade evoluiu muito. “Hoje eu fico muito feliz pela oportunidade que a entidade me deu de poder estar fazendo o que eu gosto e poder 

levar a música para as crianças da forma que eu recebi”. Raniel ressalta que nas oficinas de música os estudantes tem acesso a aprendizados como a leitura musical, que se não fosse nessa atividade, é um conhecimento que as crianças e adolescentes dificilmente teriam acesso em outros espaço.

Ter passado por todas as etapas de ensino e assistência que a Leão XIII oferece foi transformador na vida de Raniel. Ele conta que a entidade mudou sua história,  e o sucesso da vida profissional deve a instituição, o que o motiva a mostrar para os alunos como o espaço é importante e como pode ser uma oportunidade de crescimento.

Transformadora por vocação
Desde que foi criada, há 56 anos, por iniciativa de Dom Cláudio Colling, primeiro Bispo de Passo Fundo, a Assistência Social Diocesana Leão XIII, segue transformando vidas e fazendo parte da história de pessoas como Raniel. A entidade mantém três escolas de Educação Infantil, uma escola e  quatro centros de juventude, distribuídos nos bairros da cidade, e o Centro de Educação Sócio Profissional (CESP), que fica na sede da Leão XIII, no centro de Passo Fundo.

O Cesp cumpre um importante papel no desenvolvimento pessoal dos jovens atendidos, que dão continuidade a sua formação profissional, fazendo algum dos cursos profissionalizantes, e mudam a vida de pessoas da comunidade que buscam os cursos para se qualificar profissionalmente ou dar os primeiros passos em uma nova carreira. Muitos microempreendedores e empresários que hoje geram postos de trabalho em Passo Fundo começaram nas aulas do CESP.

Apadrinhamento
Boa parte dos projetos da Leão XIII se tornam realidade e tem continuidade graças a ajuda do programa de apadrinhamento. Hoje a entidade tem cerca de 340 colaboradores fixos em Passo Fundo e a necessidade de que mais pessoas se juntem ao grupo  é permanente.

As doações acontecem por boleto, débito bancário e cartão de créditos e a entidade disponibiliza quatro valores diferentes e acessíveis para quem quiser contribuir.

Além da doação financeira a Leão XIII incentiva o contato entre padrinhos e apadrinhados. Quem contribui pode conhecer a criança que ajuda, acompanhar o desenvolvimento e os progressos. Raniel foi apadrinhado por uma colaboradora da Alemanha – país que apoia as ações da entidade através da instituição Kinderhilfe, e o contato entre os dois era mantido através de cartas.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Natalia Arend / DM

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027