Diário da Manhã

Especial | Passo Fundo 159 anos

Legados para toda vida

Legados para toda vida
Foto: Divulgação

O Rotary é um dos exemplos que presta serviços humanitários, fomenta um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajuda a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo

A Associação de Mulheres Buscando Vitória, atua em Passo Fundo há mais de 15 anos. Presidida por Mara de Lourdes Sampaio, as atividades são desenvolvidas pela Associação em prol das crianças do Bairro Bom Jesus. “O amor ao próximo e o fato de ver as crianças sorrindo nos dá ânimo para continuar”, comentou Mara sobre os trabalhos desenvolvidos, em entrevista ao Jornal Diário da Manhã. As Mulheres Buscando Vitória, realizam, com parcerias, oficinas para as famílias da comunidade. Para a tradicional festa das crianças, realizada anualmente no Bairro, a Associação conta com doações de brinquedos e alimentos, proporcionando assim, um dia mais feliz às crianças. O Rotary de Passo Fundo e seus companheiros doam brinquedos, roupas e alimentos para a Associação.

O Rotary é uma organização Internacional de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo o empreendimento digno. Conforme o senhor Eloy Pereira Vieira (mais de 50 anos em Rotary), e o senhor José Humberto Quevedo Melo (mais de 25 anos em Rotary), dois lemas sintetizam esse Ideal. “Dar de si antes de pensar em si, e mais se beneficia quem melhor serve”, destacam.

Fundado em 1905 na cidade de Chicago/Estados Unidos, o Rotary foi idealizado pelo jovem advogado Paul Harris, sendo, hoje, formado por mais de trinta e cinco mil clubes, com aproximadamente 1,2 milhão de pessoas em 219 países e regiões. “O rotariano tem ‘A prova Quádrupla’ para ser respondida sempre quando pensar, dizer ou fazer. ‘É a verdade?’; ‘É justo para todos os interessados?’; ‘Criará boa vontade e melhores amizades?’; ‘Será benéfico para todos os interessados?’”, contam, ao destacar ainda, que, em 1945, o Rotary participou da criação da Organização das Nações Unidas (ONU), e desde então tem uma cadeira permanente, sendo com a Cruz Vermelha e o Vaticano as únicas instituições que não pertencem a países.

Saúde e educação
O Rotary, atualmente, tem como principal atenção duas áreas: a saúde e a educação. “Na saúde, à eliminação da poliomielite no mundo, campanha que iniciou em 1985, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), faltando apenas erradicar em dois países, Paquistão e Afeganistão, e na educação para a formação de jovens lideres, através dos programas de Rotary, como Interact, Rotaract e Bolsas educacionais como Bolsas Rotary pela Paz Mundial e de Intercâmbio de Jovens profissionais”, explica Eloy Pereira Vieira e José Humberto Quevedo Melo.

Rotary em Passo Fundo
Na existência do Rotary em Passo Fundo foram relevantes os serviços prestados nas diversas áreas da comunidade. Destaca-se, ao longo dos anos, algumas ações, tais como, a fundação da Biblioteca Pública Municipal; Instituto de Artes da Universidade de Passo Fundo (UPF); construção e doação ao Estado da Escola Salomão Iochpe; criação do Corpo de Bombeiros; criação da Sociedade Pró Universidade de Passo Fundo (SPU); origem da UPF; criação do Patronato de Menores; plantio de árvores frutíferas no Lar da Menina, Lar Emiliano Lopes e no Patronato de Menores; realização de Fórum de Orientação profissional nos educandários da cidade; realização da Semana da Ética, nos anos de 1998 e 1999; participação na construção da Casa de Apoio para familiares de pessoas hospitalizadas em Passo Fundo; apoio a Associação das Mulheres Buscando Vitória, do Bairro Bom Jesus; apoio ao Centro de Apoio a Criança com Câncer (CACC); apoio ao Lar da Vovó; apoio a Fundação Lucas Araújo (Lar da Menina e Abrigo São José); apoio a APAE; apoio a ONG Amor; apoio a Creche Berço do Bebê; assento junto ao Conselho de Administração da PASSOTUR (antiga Funzoctur), e assento junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo. “Outras ações importantes que devem ser destacadas:, é a criação do Banco de Cadeira de Rodas, para empréstimo às pessoas necessitadas; o projeto Prevenção da Gestação na Adolescência, com palestras da Médica Carla Perin Salles Lorenzato, realizadas nos educandários da cidade”, evidenciam.

Clubes Rotários
Passo Fundo tem três Clubes Rotários. O Rotary Club de Passo Fundo, fundado em 1939; Rotary Club de Passo Fundo Norte, fundado em 1965; e Rotary Club de Passo Fundo Planalto Médio, fundado em 2008. O Rotary possui ainda, dois projetos relevantes na educação e formação de jovens líderes na cidade. Projeto voltado a jovens de 18 a 30 anos, mantendo dois clubes, o Rotaract Club de Passo Fundo Norte e o Rotaract Club de Passo Fundo Planalto Médio Universitário – UPF. E o projeto voltado a jovens de 14 a 18 anos, mantendo um clube, Interact Club de Passo Fundo Planalto Médio Tiradentes.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Divulgação

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027