Especial | Passo Fundo 159 anos

Sorrisos que transformam vidas

Sorrisos que transformam vidas
Foto: Gerson Soares

Projeto de Extensão Sorriso Voluntário proporciona momentos únicos e repletos de alegria para pacientes do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)

Um cuidado humanizado que busca ser o divisor de águas na esperança por dias melhores. Desde 2012, o Projeto de Extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) Sorriso Voluntário é o elo entre médicos e pacientes durante o processo de internação hospitalar. Com a missão de alegrar pacientes internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o projeto visa o fortalecimento de vínculos por meio de ações especiais.

O Sorriso Voluntário invade os quartos dos pacientes da Hemodiálise e de três enfermarias de adultos a cada duas semanas para espalhar alegria. De acordo com a coordenadora do projeto, Cristiane Barelli, a sensação de participar do Sorriso Voluntário é de extrema alegria. ''É um sentimento de missão cumprida, de muita alegria. Com o passar do temop, aumenta em escala exponencial'', afirma. Segundo ela, as atividades são fundamentais para o relacionamento entre paciente e médico. ''São diversas habilidades desenvolvidas nos participantes, como diminuir a timidez, melhorar a capacidade de se comunicar e se relacionar com o paciente e o familiar, exercitar uma escuta mais sensível. Cada momento é único e singular. Alguns pacientes até viraram amigos'', declara.

A felicidade em fazer o bem e proporcionar momentos felizes são alguns dos objetivos do projeto que o paciente Silvino Stanggherlin de São Paulo da Missões (RS), enaltece. O senhor de 73 anos ficou internado por mais de dois meses e, segundo voluntários do projeto, não esboçava nenhum sorriso no leito. ''Foi a maior alegria que eu pude receber. Eu conto para todos aqui na minha cidade. Foi uma cura, um alívio. Aquelas pessoas nos deram muito apoio e nos trouxeram alegria que não tínhamos lá'', salienta. Stanggherlin recebeu alta há duas semanas e garante que a presença do projeto fez a diferença na sua recuperação. ''Eu só tenho a agradecer eles, me ajudaram muito na recuperação. Agradecemos e esperamos que continuem dando apoio e passando essa alegria a todos'', acrescenta.

O projeto
O Sorriso Voluntário propicia formação diferenciada aos acadêmicos da área da saúde e de áreas afins, que por meio da ludicidade e do riso podem desenvolver habilidades que nem sempre as aulas convencionais permitem. O projeto também realiza ações especiais em instituições como oficinas de palhaçaria no Acampamento da Criança com Diabetes. Neste ano, o projeto de extensão conta com 40 participantes, sendo quatro bolsistas e outras 36 pessoas voluntárias. Ao todo, estudantes de dez cursos de graduação participam (seis da área da saúde), dois estudantes de pós-graduação e alunos do Centro de Ensino Médio Integrado UPF.

Quem pode participar
Estudantes da UPF de qualquer modalidade (ensino médio, técnico, graduação ou pós-graduação), funcionários da Universidade ou do HSVP e voluntários da comunidade (maiores de 18 anos). Os dois pré-requisitos estabelecidos são a disponibilidade e comprometimento. A seleção de voluntários ocorre em março de cada ano por meio de edital. Mais informações sobre o projeto Sorriso Voluntário podem ser obtidas pela página no Facebook ou pelo e-mail [email protected]

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027