Especial | Meio Ambiente

Alto Jacuí tem situação hídrica estável

Alto Jacuí tem situação hídrica estável
Foto: Divulgação / UPF

Presidente do COAJU destaca, no entanto, que este status não permite uso indevido da água

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí – COAJU tem competências normativas, consultivas e deliberativas sobre um bem público e coletivo, talvez o mais importantes deles: a água. Há alguns anos vem-se difundindo a ideia de que este recurso é esgotável e que a preservação dele se é importante para que as futuras gerações possam usufruir dele também.

No que se refere a região do Alto Jacuí, onde o órgão possui abrangência, a situação hídrica é considerada estável. “Não há crise, tanto da parte de irrigação, dessedentação animal e consumo humano, porém, esta situação não nos permite fazer uso indevido e de forma descontrolada”, diz o presidente, Paulo Roberto Cervi. Neste sentido, o Comitê realiza o planejamento das águas superficiais, para que possa ter conhecimento sobre os recursos hídricos disponíveis e a situação em que se encontram, saber das necessidades de intervenção e ações para melhoria da qualidade e da quantidade da água disponível.

Ele diz que com o intuito de divulgar a necessidade de preservação o COAJU tem realizado diversas atividades como reuniões mensais e junto ao Fórum Gaúcho de Comitê, encontro dos conselhos de recursos hídricos e atividades em escolas, já que crianças e adolescentes são peças chaves para o desenvolvimento de uma conscientização em relação á água e o meio ambiente. Além disso, ocorre a elaboração do Plano de Bacia e ações com as prefeituras da região. “A comunidade pode colaborar participando, das reuniões e ações do Comitê e fazendo sua parte como cidadão consciente, preservando as nascentes, não poluindo rios, dando o destino correto aos resíduos sólidos”, menciona.

Entre as atividades realizadas recentemente pela entidade, com o intuito de chamar atenção para a conversação do meio ambiente, está a apresentação da peça “Segredos do Rio”, com o Grupo de Teatro A Turma do Dionísio. Estiveram na plateia estudantes do 2° ao 8° ano de várias escolas de Carazinho. Segundo Cervi, a escolha por cultura com a temática de preservação ambiental em detrimento de palestras é vantajosa pois instiga o estudante a buscar informações e passá-las adiante. “Essas e outras formas de manifestações incentivam e trazem o interesse pela preservação desde pequeno”, reforça.

O presidente revela também é atualmente o COAJU trabalha na elaboração de ações e metas que deverão ser cumpridas por todos os usuários, população e órgãos governamentais da Bacia Hidrográfica.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Divulgação UPF

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027