Especial | Passo Fundo 158 anos

UPF: a Universidade que ajudou Passo Fundo a se reinventar

UPF: a Universidade que ajudou Passo Fundo a se reinventar
Foto: Arquivo UPF

A UPF é um dos principais agentes de transformação da economia, da saúde e da educação em Passo Fundo, e sua atuação fomenta mudanças sociais e culturais e promove o conhecimento na cidade

A construção de um município é fundamentada no esforço coletivo e em ideias que não podem ser de uma única pessoa, mas de uma comunidade. Ao longo de seus 47 anos de existência, a Universidade de Passo Fundo (UPF) teve um papel fundamental no desenvolvimento do município que deu nome a ela. A formação de quase 70 mil profissionais teve influência e repercussão positiva na agricultura, na educação, na saúde, na economia e no estímulo à inovação tecnológica, entre tantas outras áreas. Sempre com a missão de ser a Universidade da comunidade, a UPF mantém, entre seus compromissos, o de formar cidadãos éticos e críticos com a realidade que os rodeia.

Atualmente, a UPF conta com mais de 20 mil alunos nos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, ensino médio, cursos técnicos, cursos de idiomas e atividades de extensão. Além disso, são mais de 900 professores e 1,2 mil funcionários que diariamente se dedicam à formação de profissionais em 61 cursos de graduação, 14 cursos de mestrado e quatro de doutorado.

Todas as pesquisas e a inovação tecnológica desenvolvidas na Instituição são revertidas em benefícios para a comunidade. O reitor José Carlos Carles de Souza destaca a criação do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque). “O UPF Parque é a concretização de um grande planejamento, por meio do qual a Universidade busca aproximar os empreendedores da região às inovações geradas na Instituição em uma relação sinérgica que tenha como principal objetivo o desenvolvimento e o fortalecimento de Passo Fundo e região”, destaca, lembrando da importância dos investimentos do governo do Estado nesse projeto e as contrapartidas da Instituição e do município.

Envolvida no desenvolvimento das mais variadas áreas, a UPF também sempre teve, em sua essência, a preocupação com a formação de docentes, voltada à excelência e marcada pela capacidade de difundir conhecimentos. “O desenvolvimento econômico só faz sentido quando é acompanhado pelo desenvolvimento das pessoas. A formação educacional de qualidade, nos diversos níveis, permite que o cidadão sustente seus projetos e seja capaz de se sentir realizado em todas as esferas da vida. A UPF tem o orgulho de contribuir para que as pessoas sejam melhores todos os dias, em cada ação desenvolvida”, avalia a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027