Especial | Passo Fundo 158 anos

Das ervateiras às multinacionais

Das ervateiras às multinacionais
Foto: Kleiton Vasconcellos / DM

História mostra que o setor industrial cresceu muito nos 158 anos de Passo Fundo

Quando foi fundada, em 7 de agosto de 1857, Passo Fundo deixava de ser distrito de Cruz Alta para tornar-se, anos depois, um dos mais importantes municípios do Rio Grande do Sul. E muito do crescimento passo-fundense pode ser medido quando observado o setor de indústrias. Incipiente há um século e meio, hoje atrai grandes empresas.

Da sua emancipação, Passo Fundo traz pouco do que eram formadas as indústrias de então. De acordo com o livro “Passo Fundo Através do Tempo”, de Delma Rosendo Gehm, as primeiras fábricas instaladas aqui eram rudimentares. “A principal indústria era o carijó, um telheiro ou galpão, aberto dos lados, de 30 a 50 palmos, com duas águas, coberto de palma de jerivá onde se faziam secar ao fogo a erva, passando os homens a trabalhar dia e noite, durante a safra, começando em março até o fim de agosto, sendo proibido a colheita da erva de setembro a fins de março” descreve a obra.

Com o tempo e algumas décadas, Passo Fundo foi incrementando a atividade industrial. Com olarias, fabricava-se tijolos e telhas. Com colheitas e mesmo matadouros, fazia-se alimento e vestuário. Com árvores, era constituída madeiras para a construção civil. Uma correspondência da Câmara ao então “presidente” da província, Joaquim Antão Fernandes Leão, em 1859, determinava, por exemplo, que um milheiro de telhas deveria valer 80 mil réis; um alqueire de cal, seis mil réis; uma carreta de pedras, 4,5 mil réis. A primeira olaria na cidade foi instalada em 1860 e, por isso, não havia a cotação do tijolo no documento.

Na primeira metade do século XX acrescentaram-se a indústria madeireira, ervateira e a torrefação de café. Após, a produção de trigo e soja passou a ser a base do crescimento. Atualmente, a indústria, o comércio variado, a prestação de serviço, a agricultura e a pecuária estão sendo a referência econômica do município. As indústrias existentes são de produtos de diversas áreas, como alimentos, implementos agrícolas, couro e derivados, madeira e derivados, ferro e outros metais, confecções e tecelagem, carne e derivados, produtos agrícolas, bebidas, biodiesel e maquinário. De acordo com números da Prefeitura Municipal, Passo Fundo abriga hoje 28.624 empresas/ indústrias. Dessas, 1.746 são filiais e 26.878 são matrizes. Há, também, 1.707 novos empreendimentos.

Perfil
Segundo o coordenador do UPF Parque e ex-secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Cittolin, o quadro das indústrias é muito bom em Passo Fundo. “O processo acelerado de industrialização recente, com a chegada de indústrias até internacionais e recuperação de outra, dá muito destaque à nossa cidade no cenário, uma vez que Passo Fundo cresceu muito mais em comparação ao Estado ou ao País” afirma. Hoje, o destaque no ramo está para empreendimentos de Tecnologia da Informação, Alimentos, Metalmecânica e Energia (biodiesel e eólica).

Futuro
Para Cittolin, o futuro é bom para Passo Fundo. “A industrialização é um processo que não para. Agora, as indústrias necessitam agregar mais pesquisa e suprir algumas cadeias no processo todo. Assim, minha sugestão é que identifiquem os elos faltantes na cadeia produtiva, para fortalecer as existentes e atrais outras mais. Também é bom criar variáveis cenários para o futuro” comenta. Nesse sentido, destaca a atuação do UPF Parque, que agrega pesquisa, desenvolvimento e competitividade às empresas.

Distritos Industriais
Passo Fundo conta com dois locais que abrigam indústrias. UM localizado na BR 285. Outro, na RS 324. como finalidade, buscam facilitar a logística das empresas.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027