Hospital de Olhos e UFFS assinam convênio para residências

Instituição de atendimento oftalmológico, agora, também se expande a área do ensino e da pesquisa a partir de 2019

Fotos: Matheus Moraes / Diário

Compartilhe

Todos os anos, o Hospital de Olhos Dyógenes Auildo Martins Pinto do Lions Distrito LD7 é o destino da família de Wagner Bresolin, de 28 anos, morador de Paim Filho. Ele, assim como milhares de pessoas da região, utilizam dos serviços de oftalmologia de Passo Fundo, considerada referência na região Norte do Rio Grande do Sul. O paciente passou por um transplante de córnea, em Porto Alegre, há nove anos, e desde lá, sempre consulta na instituição. Ali, realizou cirurgias da catarata e de estrabismo.

O agricultor Vanderlei Bresolin, que sempre acompanha o filho, declara que a confiança é grande. “Sempre somos bem atendidos aqui. Os médicos são legais e nos ajudam muito. Já estamos ambientados, por tanto tempo. Em Paim Filho, muitas pessoas já vieram aqui, em outros municípios da região, como Sananduva, Maximiliano de Almeida. A gente sempre acaba se encontrando aqui”, declara o pai de Wagner.

Família de Wagner Bresolin (centro) é atendida pelo Hospital de Olhos há nove anos

A realidade da família de Wagner é a mesma de tantas outras que já passaram pela instituição. Ao todo, são mais de 1,1 milhão de atendimentos. O Hospital já fez a diferença na vida de pessoas de mais de 147 municípios da região Sul do Brasil. Na tarde dessa terça-feira, Vanderlei e sua família foram informados de um novo passo que o Hospital de Olhos deu: a abertura de vagas multiprofissionais para residências médicas, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). “Acho muito bom, porque mostra o empenho para sempre estar em evolução”, disse logo ao saber da novidade.
A novidade foi oficializa na tarde de ontem com a assinatura do convênio entre as duas entidades. A partir de 2019, o Hospital de Olhos terá qualificação no atendimento e na formação de profissionais, que poderão contribuir na instituição e futuramente em outras cidades no âmbito da saúde oftalmológica. Assim, novos profissionais poderão atender à comunidade, como no caso da família do paciente Wagner.

CONVÊNIO ASSINADO

A presidente do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto, Janesca Maria Martins Pinto, garante que a instituição tinha como início, desde sua formação, se direcionar ao cunho de ensino, pesquisa e atendimento à população. “É com grande satisfação que assinamos esse convênio. Desde sua formação, o hospital carregava o sonho e a intenção de se tornar instituição que alinha ensino, pesquisa e atendimento. Para nós, é um momento de grande honra e satisfação de termos dado mais um passo na consolidação da existência do hospital”, pontua.

Assinatura de convênio foi assinada na tarde dessa terça-feira, no Hospital de Olhos

Além disso, a presidente elenca a importância de aliar a qualificação profissional junto a formação de estudantes e médicos formados na especialidade oftalmológica. “Queremos crescer como um bem público. Estamos fazendo parte da comunidade da região e queremos que sejamos cada vez mais pró-ativos e que possamos agregar mais recursos a classe médica, que vai atender e dar qualificação no seu atendimento ao paciente”, completa.

De acordo com o segundo tesoureiro do Hospital de Olhos e ex-presidente, Adelar Lucieto, o momento marca a realização de um sonho antigo. “Essa assinatura representa a realização de um sonho de anos. Estamos ganhando muito com isso. Mas acima de tudo, quem sai ganhando é a comunidade que é atendida pelo hospital pela melhoria de qualificação, assim como provavelmente terá uma oferta maior de profissionais que irão atender nessa área”, destaca.

PROCESSO SELETIVO SERÁ ABERTO EM 2019            

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que já contava com convênio de residência no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Hospital da Cidade (HC), em Passo Fundo, além do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), em Carazinho, agora conta com um mais novo parceiro. Ao total, são cerca de 40 programas de especialidades oferecidos para cerca de 150 médicos residentes na região. Agora, no Hospital de Olhos Dyógenes Martins Pinto, serão duas vagas destinadas a partir de um processo seletivo, que será aberto no ano que vem.

O coordenador de residências médicas da UFFS, Jairo Caovilla, declara que a área oftalmológica necessita de médicos residentes. Além disso, ele declara que a procura é grande, com 90 a 100 candidatos por uma vaga. “Queremos abrir duas vagas nesta especialidade no ano que vem, para que médicos possam continuar sua formação e, ao fim de três anos, se tornar um especialista. Teremos um processo seletivo para essas duas vagas, que já tem procura muito grande nas vagas do São Vicente, por exemplo”, considera. No total, os médicos residentes realizam 50 horas semanais.

DIRETOR DA UFFS CONSIDERA MOMENTO HISTÓRICO

O diretor da UFFS em Passo Fundo, Vanderlei Farias, classificou a assinatura de convênio como um momento histórico. “Temos ótimos parceiros, e agora o Hospital de Olhos agrega muito aos nossos projetos. É uma área muito procurada. Além de agregar valor ao projeto, a instituição se torna um local importante de ensino, formação dos nossos alunos de graduação e pós-graduação através das residências. Se antes já era um hospital de referência, agora se torna, junto da UFFS, referência em ensino e formação no âmbito oftalmológico”, descreve.

O reitor da UFFS, Jaime Giolo, por sua vez, considerou um novo capítulo que agrega como bem público novas possibilidades de formação e de atendimento da saúde. “Essa é uma instituição expressiva na nossa região e que agrega ao projeto. É um capítulo importante, porque a residência tem médicos que sempre estão no hospital, que atuam diretamente no atendimento e que são acompanhados. Eles têm aulas teóricas, mas principalmente práticas. O potencial de um hospital de atendimento de pessoas, quando se tem residentes, aumenta muito”, enfatiza.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®