Mudanças no Bairro São Cristóvão

Chegada do Passo Fundo Shopping valoriza a região e também traz consigo importantes novidades no trânsito

Kleiton Vasconcellos/Diário

Compartilhe

Considerado um dos bairros mais importantes da cidade, o São Cristóvão vem passando por profundas mudanças desde que a construção do Passo Fundo Shopping foi anunciada. Seja no trânsito ou mesmo no mercado imobiliário, o empreendimento vem representando novidades a moradores e também visitantes.

As primeiras ações surgiram logo após o começo das obras, em 2015. Na época, o número de empreendimentos imobiliários começou a acelerar especialmente no São Cristóvão. Foram construídos prédios residenciais e até mesmo loteamentos planejados. Tudo nas proximidades do Passo Fundo Shopping. “Um empreendimento como esse movimenta toda a economia local, trazendo investidores inclusive de fora da cidade, que estão de olho nos imóveis”, diz o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região (Sinduscon), Leonardo Gehlen. Aliás, ter um shopping próximo é fator importante em uma negociação. “Com relação aos imóveis, ter um shopping nas proximidades é um forte argumento de venda. Ali tem praça de alimentação, mercado, lojas”, completa Gehlen.

Além disso, a confirmação de um empreendimento de tal tamanho atrai novos investimentos. “Tudo passa a valer mais: terrenos, aluguéis. O valor de um terreno aumenta o seu valor em até 40%, se comparado antes e depois do shopping.

Já teve um boom imobiliário ali e vai manter”, prevê o presidente do Sinduscon. Por fim, Leonardo Gehlen crê em mais investimentos no bairro. “Muita gente no setor de construção esperava o resultado das eleições. A expectativa agora, com os rumos esperados pelo novo governo, muita gente está se preparando para fazer lançamentos naquela região a partir do ano que vem”, conclui.

Trânsito com novidades

Mais residências e um número maior de pessoas circulando são fatores que determinam uma série de modificações no trânsito. Para tanto, quem passa pela Avenida Presidente Vargas já nota novo asfalto, pinturas recentes, o surgimento de uma ciclovia e também o acréscimo de sinaleiras. “Fizemos diversas modificações pensando na segurança. O trânsito já está conturbado, o problema existe e com a vinda do empreendimento a passagem de veículo vai aumentar mais. Tentamos, com as novidades, amenizar os problemas, dar segurança aos pedestres, diminuindo a velocidade dos veículos. Vamos orientar para que as pessoas transitem em velocidade baixa, assim poderão utilizar toda a sincronização dos novos semáforos”, diz o secretário Municipal de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa.

Levando em consideração que o acesso ao Passo Fundo Shopping se dará pela Avenida, a prefeitura lançou mão da chamada “alça de quadra” – quando o motorista contorna um quarteirão ao invés de realizar conversões nos canteiros.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®