Passo-fundense na Seleção Gaúcha de Judô

Foto Luiz carlos Medeiros/ Divulgação

Compartilhe

Uma das principais competições do judô no Brasil está dentro dos Jogos Escolares da Juventude. A modalidade tem centenas de participantes inscritos anualmente e, em 2018, os JEJ serão realizados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. A disputa é feita através de seleções estaduais, sendo que o time gaúcho vai ter participação efetiva de um treinador de Passo Fundo. É o professor Rodrigo Bilhar, além de dois atletas.

Praticante de judô desde 1982, Bilhar obteve em 1993 a faixa-preta. No mesmo ano, passou a dar aulas e há uma década mantém uma academia voltada especificamente para a modalidade. Agora, a dedicação foi reconhecida através do chamado para ser o técnico da seleção gaúcha. “Recebo essa convocação como o reconhecimento ao trabalho que venho desenvolvendo junto ao judô de Passo Fundo. Os Jogos Escolares têm abrangência nacional, todos os estados tem representação. É uma competição de nível elevado, mas a nossa equipe é muito boa e temos expectativa de conquistar grandes resultados” diz Bilhar.

A programação incluirá viagem no dia 21 de novembro, treinos em Natal e disputas até o dia 25. “A seleção gaúcha tem 16 atletas, sendo oito no masculino e oito no feminino. Eu vou ser o treinador do time masculino” conta Bilhar, que terá a companhia de outros dois treinadores gaúchos na seleção estadual.

Além de Rodrigo Bilhar, Passo Fundo também terá representantes nos combates. São Enya Pires (no feminino) e Adrian Falcão (no masculino), alunos de Bilhar na academia. O professor também ministra aulas no Clube Recreativo Juvenil, com aulas para sócios e não-sócios da entidade.

JEJ

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e os atletas que participam das lutas são divididos em duas categorias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®